Salvador

Moradores de Salvador e Itaparica relatam que sentiram tremor de terra

Publicado em 26/03/2017, às 09h05   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Por volta das 6h deste domingo (26), moradores de diversos bairros de Salvador e também da Ilha de Itaparica relataram nas redes sociais terem sentido um tremor de terra. Conforme às publicações no Facebook, bairros como Brotas, Barra, Pituba, Graça, Rio Vermelho, Paralela, Liberdade e outros teriam sido atingidos, além da ilha. 
Em uma das postagens, um internauta suspeita de uma possível explosão. "Galera que explosão foi essa hj cedo??", questiona. Já outro relata o susto e afirma que abalou sua casa. "Deslocamento de ar BRUTAL aconteceu a poucos minutos por aqui, sacudiu a casa toda!". 
Apesar da grande repercussão nas redes sociais, nem a Defesa Civil de Salvador e nem a Central de Polícia registraram nenhuma ocorrência sobre o tremor.
O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (Unb) não registrou eventos sísmicos na cidade ou área próxima que pudesse justificar os relatos de moradores. Assim como o observatório especializado da Universidade de São Paulo (USP), que disponibiliza consultas de "eventos significativos" por meio de sua página na internet. No boletim da Rede Sismográfica Brasileira (RSB), o último evento significativo registrado ocorreu na região de fronteira entre o Peru e o Brasil, neste domingo, com magnitude 4.1, 
Mesmo caso no sul do país
O mesmo caso aconteceu em Londrina, na região sul do Brasil, na semana passada. Recentemente, o Relatório do Centro de Sismologia da USP divulgado concluiu que os estrondos ouvidos e sentidos na localidade não são explosões e sim pequenos tremores de terra com foco na camada de rocha basáltica, abaixo da camada de solo. Segundo o estudo, os tremores são causados pelo deslocamento repentino, de apenas alguns milímetros, de bloco de rocha ao longo de fraturas geológicas. 
O Centro de Sismologia passou a fazer buscas manuais para localizar eventos nos registros de estações próximas à região, onde foram encontrados dois eventos sísmicos pequenos, ocorridos em 14 de Dezembro de 2015 e 01 de Janeiro de 2016 . Segundo o relatório, pequenos tremores de terra como esses não são raros no Brasil e podem ocorrer em qualquer local do país. 
Os tremores de terra ou terremotos (sejam pequenos ou grandes) são imprevisíveis, e não há como saber até quando esta atividade continuará ocorrendo ou se vai diminuir, pois não há como prever a evolução dos tremores.
O texto explica que não é possível saber se ocorrerá algum tremor de magnitude maior do que os já ocorridos até agora. Aponta também que a maioria dos tremores de terra tem origem natural, pois são causados pelas altas pressões geológicas a que estão submetidas as camadas de rocha na crosta terrestre. Ele destaca que ainda são necessárias mais investigações para melhor caracterizar os diversos focos e a orientação das fraturas que provocaram os tremores. Isso inclui melhoria da precisão dos epicentros. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp