Salvador

Testes para detecção do HIV e Sífilis começam a ser feitos neste sábado (25)

Publicado em 25/02/2017, às 15h21   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Os foliões presentes no carnaval de Salvador já podem realizar os testes rápidos para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C nos dois postos do Projeto Fique Sabendo instalados pela Prefeitura na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra, e no Multicentro Carlos Gomes, no circuito Osmar. Este ano, a novidade é que os usuários com testagem positiva para sífilis iniciarão o tratamento de imediato no próprio posto instalado nos circuitos da folia.
A estratégia do Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Os serviços serão oferecidos gratuitamente pela Prefeitura, ao público interessado, a partir de hoje (25), até o dia 28 de fevereiro, sempre das 10 às 21 horas, na Carlos Gomes, e das 10 às 22 horas, na Barra.
As unidades são compostas por equipes multidisciplinares formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos, devidamente treinados para aconselhar os pacientes, principalmente, no momento do resultado. "Montaremos as estruturas desse ano de modo que os pacientes com sífilis possam iniciar o tratamento imediatamente nos módulos do Fique Sabendo. Aos outros usuários daremos toda orientação e encaminhamento, com isso, o cidadão sairá da unidade já com o dia e horário marcado da consulta a ser realizada nos postos municipais de referência para tratamento das DST's, onde terão assistência integral e gratuita", pontuou José Antônio Rodrigues Alves, secretário municipal da Saúde.
No ano passado, o Projeto Fique Sabendo realizou 6.150 testes rápidos, com 57 diagnósticos positivos para HIV, 228 reagentes para sífilis e 20 para hepatite C.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp