Saúde

Forças armadas utilizarão "mão amiga" no combate ao Aedes aegypti

Publicado em 13/02/2016, às 07h16   Vinícius Ribeiro (twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

Coletiva realizada na sede do Comando da 6ª Regiãqo Militar, na Mouraria
As Forças Armadas juntamente com os municípios e o governo estadual iniciam, neste sábado (13), a Operação Força Amiga para combater o mosquito Aedes aegypti - transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya -  no Estado da Bahia. Em coletiva na manhã desta sexta-feira, foram apresentadas as fases que serão desenvolvidas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. A ação teve início no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, com um mutirão de limpeza nas organizações militares. 
Na segunda etapa, a partir deste sábado, o objetivo é levar esclarecimentos à população. De segunda (15) até quinta (18), as forças armadas cumprem um mutirão de erradicação dos focos do mosquito. Ainda no mês de fevereiro, até março, a operação segue com uma campanha de divulgação nas escolas.
Secretário José Alves e o general Moura, imbuídos no combate ao Aedes
Enaltecendo a importância da determinação da presidência da República, o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, ressaltou que esta é uma mobilização de todos. "Gostaria de chamar a atenção da sociedade que esta ação é responsabilidade de todos. Se há um problema com o Aedes, não podemos deixar de pensar que houve uma tolerância", frisou. 
Conforme salientou o comandante Artur Costa Moura, comandante da 6ª Região Militar, o efetivo irá participar sem armas, utilizando a "mão amiga". A operação educativa que se inicia neste sábado contará com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que visitará comunidades de Salvador.
Em Salvador, as visitas serão feitas em todas as residências e a população poderá obter informações com a prefeitura através do número 156. Caso queira, o cidadão ainda pode requisitar o agendamento da visita por meio do número (71) 3202-1808.
Contigente 
Cerca de 6 mil homens participam da Operação Força Amiga contra o mosquito Aedes aegypti na Bahia, que abrangerá também as cidades de Aracaju e Itabaiana, em Sergipe. "O objetivo é colaborar com este esforço nacional de combater na busca da eliminação do mosquito Aedes aegypti, que tem consequência desastrosa para a saúde da população presente e das gerações futuras", frisou o general Moura ao Bocão News.

A ação tem início neste sábado a partir das 6h30, com a formatura geral dos efetivos para a missão, que contarão durante o trabalho com apoio de aproximadamente 1.200 agentes de endemias do Município. "Nossa ideia é fazer todo o trabalho de um ano de rotina e concentrar isso nos seis primeiros meses do ano", explicou José Alves Rodrigues, ressaltando que a expectativa é que até março "já haja um índice de infestação predial mais aceitável".

Dentre aproximadamente 300 localidades da cidade, o secretário ainda esclarece "que qualquer infestação predial é intolerável", apontado todas as áreas como dignas de alerta.  A distribuição das Forças Armadas será: Exército nas regiões da orla, Paralela e BR-324; Aeronáutica, em Itapuã e Lauro de Freitas; e Marinha com as áreas do Subúrbio, Cidade Baixa e Centro Histórico.

Ainda participaram da coletiva o coronel da Aeronáutica, Marcelo Lobão Schiavo; o almirante Claudio Portugal Viveiros; e o subsecretário estadual de Saúde, Roberto Badaró, que informou que a operação contará na Bahia com cerca de 6 toneladas de larvicidas. 

Atualizada às 12h

Publicada originalmente às 10h do dia 12 de fevereiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp