Saúde

Secretaria de Saúde realiza campanha contra Aids na Semana Vermelha

Publicado em 01/12/2015, às 22h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em referência ao Dia Mundial de Combate à Aids, que acontece nesta terça-feira (1), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início à Semana Vermelha, evento que visa detectar e orientar pacientes portadores do vírus HIV. As ações ocorrem até o fim da semana em bibliotecas públicas da capital. 
A abertura das ações ocorreu na Biblioteca Pública Thalles de Azevedo. A expectativa é que até esta quarta-feira (2) sejam orientados uma média de 200 pessoas no local. Na quinta (3) e sexta-feiras (4), a ação terá continuidade na Biblioteca Central dos Barris. Já no domingo a mobilização será encerrada com um grande mutirão de testagem no calçadão da praia do Porto da Barra. 
De acordo com a coordenadora do Laboratório Central do Município, Olivete Borba, a escolha dos espaços para a realização do evento foi estratégica. "Pensamos em atrair o público jovem, que hoje detém o maior número de infectados pelo vírus HIV. Nossa intenção é conversar, levar informação e orientá-los da melhor maneira, tanto na prevenção quanto no tratamento da doença", destacou. 
Teste rápido – Na ação, enfermeiros e bioquímicos realizam testes rápidos para detectar a existência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Além do vírus HIV, também podem ser identificadas doenças como sífilis e hepatite nos tipos B e C. Os testes duram em torno de 15 minutos, desde a retirada da amostra de sangue até o resultado.
Tratamento - Segundo dados da SMS, o número de jovens com idade entre 15 e 19 anos portadores do vírus HIV dobrou comparado com o percentual de 2013 em Salvador. Outro fato importante é que 60% dos casos de sorologia positiva do estado se encontram na capital. Todos os pacientes que tiverem a sorologia confirmada na ação ou apresentarem alguma outra doença serão encaminhados para unidades de saúde que realizam o tratamento adequado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp