Cidades

Camaçari: após confusão, Sesau explica que marcações foram descentralizadas

Publicado em 03/04/2017, às 11h27   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (3), uma confusão aconteceu após centenas de pessoas se aglomerarem em frente ao Centro Municipal de Regulação do SUS em busca de marcação de consultas e exames, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. Ao site, uma moradora da cidade contou que estava na fila desde domingo (2). Outra paciente disse para a reportagem que passou meses tentando marcar um exame para o filho e quando finalmente conseguiu, descobriu que a clínica para qual foi regulado não realiza o exame pelo SUS. 
Por meio de nota enviada para reportagem a Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari explicou que a marcação de consulta e exames na rede pública está passando por mudanças desde a última semana. “Com o intuito de acabar com as filas, a Sesau descentralizou a marcação para 18 unidades interligadas e informatizadas em Unidades Básicas de Saúde da sede e orla do município. Após duas semanas de treinamento da equipe e instalação do sistema, na última sexta-feira (31), foi feito o teste piloto do sistema que funcionou sem problemas”, explica trecho do esclarecimento.
“Descentralizamos as marcações justamente para que isso não acontecesse. Contudo, as pessoas ainda estão com a cultura de amanhecer na fila para marcar seus exames na Central de Regulação. Não é necessário continuar assim. Estamos trabalhando muito para darmos o atendimento digno que nosso povo merece”, afirma o secretário de Saúde, Elias Natan.
Sobre as reclamações dos usuários que não conseguiram marcar seus exames em algumas unidades interligadas, o secretário explica que, “hoje pela manhã, por problemas de conectividade com o provedor de internet, devido às fortes chuvas de ontem e dessa madrugada, algumas unidades tiveram dificuldade nas marcações. Também tivemos o problema com a base nacional do Sistema Nacional de Regulação [Sisreg], que travou. Nesses casos as equipes realizaram somente o acolhimento dos pacientes e orientaram que voltassem à tarde”.
A Secretaria da Saúde informou também que existem 18 unidades para marcação de consultas e exames, mas a meta, segundo Elias Natan, é trabalhar com unidades informatizadas em todos os postos de saúde até o início do segundo semestre. “Vamos expandindo aos poucos, conforme conseguirmos consolidar o sistema informatizado”.
As 18 unidades de marcação estão na UBS da Gleba B, UFS da Nova Vitória, USF Jardim Limoeiro, USF Parque das Mangabas, USF Piaçaveira, UBS Camaçari de Dentro, USF Verde Horizonte, UBS Gravatá, USF Phoc / CAIC, UBS Gleba E, USF Parafuso, UBS Vila de Abrantes, UBS Arembepe, UBS Monte Gordo, USF Pé de Areias, USF Nova Aliança, USF Barra do Pojuca e USF Buri Satuba.
Matéria relacionada
Camaçari: população dorme na fila para conseguir atendimento no SUS

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp