Religião

Fiéis celebram dia em homenagem a Irmã Dulce neste domingo

Publicado em 13/08/2017, às 19h25   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O Largo de Roma, na cidade baixa, em Salvador, está em festa. Neste domingo (13) acontece as comemorações do dia litúrgico da igreja Católica em homenagem a Bem Aventura Dulce dos Pobres.

As comemorações começaram às 8h, quando um procissão saiu do Largo da Igreja da Bonfim em direção Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde foi realizada a missa solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e contou com a presença também de autoridades políticas, como o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD).

Nesta tarde, às 15h, haverá exposição do Santíssimo Sacramento e às 17h uma outra missa.

Os eventos deste domingo encerram o novenário, iniciado no dia quatro, em louvor ao Anjo Bom da Bahia. Nos nove dias de celebrações, os fiéis puderam fazer doações de alimentos que serão utilizados nas Obras Sociais Irmã Dulce.  

A DATA

De acordo com a assessoria da Obras Sociais Irmão Dulce, por ocasião de sua Beatificação, ocorrida em maio de 2011, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). Naquele mesmo ano, no dia 13 de agosto, com 19 anos de idade, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Sempre com muita fé, amor e serviço, o Anjo Bom iniciou na década de 1930 um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, na capital baiana.

* Matéria publicada originalmente às 10h25.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp