Política

Surge mais um partido que pode fundir com DEM, o Solidariedade

Imagem Surge mais um partido que pode fundir com DEM, o Solidariedade
Caso martelo seja batido, Luiz Argôlo e Marcos Medrado devem deixar legenda  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/10/2014, às 08h09   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de veicular uma possível fusão do DEM, mas negada até o momento pelo presidente nacional, senador José Agripino, eis que surge a hipótese da fusão do partido com o recém-fundado Solidariedade (SD), criado em 2013 por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical.

Se o martelo for batido, a nova legenda de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) poderá ser criada ainda este ano.

No seu primeiro teste nas urnas, o Solidariedade elegeu apenas 15 deputados federais. O DEM reduziu de 43 para 22 parlamentares a próxima legislatura. Se houver fusão, a nova legenda contaria com 37 parlamentares, o que influenciaria o cálculo do tempo de propaganda na tevê, com vistas nas eleições de 2016, e o recebimento das verbas públicas do Fundo Partidário.

No momento, caciques  de ambas as siglas estariam discutindo os efeitos da união nos estados, o que foi negado por Paulinho da Força, em entrevista ao Bocão News. “Por enquanto são apenas especulações”, disse o parlamentar. O dirigente também não descartou a possibilidade de formar um bloco na Câmara Federal com diversos partidos, entre eles o DEM. 



Marcos Medrado, Arthur Maia e Luiz Argôlo, ambos do Solidariedade da Bahia


Na Bahia, o Solidariedade integrou a chapa oposicionista, liderada pelo candidato demista Paulo Souto, derrotado no primeiro turno. Entretanto, o único dos três deputados baianos que subiu no palanque dos contrários à continuidade do governo petista na Bahia e conseguiu se reeleger foi Arthur Maia (SD). Marcos Medrado e Luiz Argôlo, que pode perder o mandato por quebra de decoro parlamentar, não conseguiram se reeleger e, caso concretize a união, ambos devem migrar para outra legenda.

A reportagem tentou falar com Maia, mas o deputado não foi localizado.

Publicada no dia 30 de outubro de 2014, às 19h36

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp