Política

Itacaré: Após demissões de contratados, prefeitura diz que fará concurso

Publicado em 29/10/2014, às 09h06   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Itacaré, no sul baiano, tem enfrentado duras críticas do sindicato dos professores da cidade após ter feito cortes no quadro de pessoal da administração, entre elas na Secretaria de Educação. A categoria foi à Câmara de Vereadores no último dia 22 denunciar o afastamento funcionários ligados às escolas municipais como merendeiras, zeladores e pessoas de outras funções.

Segundo o ouvidor geral da prefeitura, Rogério Victor, a folha de pagamento precisou passar por um reajuste. “A folha estava muito inchada, acima da lei. Tivemos que reduzir o número de contratados, apenas contratados, professor nenhum foi demitido. Já tínhamos sido alertados pelo Ministério Público para adequar à lei”, contou Rogério ao Bocão News.

O representante da prefeitura contou também que o corte atingiu até secretário: a secretaria de Aquicultura e Pesca foi extinta. “Foi feita uma reunião e ficou acordado que os servidores receberão hora extra quando tiver que trabalhar mais para cobrir a falta dos demitidos”, afirmou Rogério. De acordo com o ouvidor, a Secretaria de Educação foi a que sofreu maior impacto por conter um número “expressivo” de pessoas.

“Por exemplo, tinha escola na zona rural que tinha apenas 15 alunos de manhã e 15 pela tarde e contava com duas merendeiras, uma para cada turno. A merendeira chegava lá, fazia a merenda dos alunos e ia embora. Reduzimos apenas para uma”, explicou Rogério.

Para suprir a falta de pessoal, o ouvidor informou que a prefeitura pretende abrir concurso público para o primeiro semestre de 2015. Mas antes, em janeiro, será feito uma contratação emergencial até que seja oficializado o certame definitivo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp