Política

Vereadores questionam declarações de presidente do PT de Salvador

Bocão News
Petistas não reconhecem liderança de Edson Valadares  |   Bnews - Divulgação Bocão News

Publicado em 29/10/2014, às 09h16   Emerson Nunes (Twitter: @emenunes)


FacebookTwitterWhatsApp

Seis dos nove vereadores petistas não estão nada satisfeitos com a interferência do presidente do PT de Salvador, Edson Valadares nas decisões da bancada na Câmara Municipal. Valadares tenta, sem sucesso, fazer com que os parlamentares votem de acordo com as decisões do partido e fala em punição, caso continuem votando a favor dos projetos do executivo municipal, principalmente em assuntos polêmicos, como a aprovação do aumento do IPTU e do projeto de lei que desafeta e aliena terrenos e imóveis públicos.

“Acho que esse é um momento de celebrar a vitória do PT em nível nacional e estadual. O partido vive uma agenda positiva. Ganhamos a eleição no estado e na Bahia, eu fui um dos condutores dessas vitórias em Salvador. Eu agora tenho que comemorar com os meus pares e com a militância. O PT municipal nunca abriu uma discussão sobre os projetos e todos os vereadores tomaram uma decisão de bancada e votaram com a maioria”, declarou o vereador Luís Carlos Suíca.

O pensamento é compartilhado pelo vereador Henrique Carballal. “Nós propusemos entendimento público e notório a respeito da votação da bancada. Ninguém votou com o prefeito, nós votamos com a cidade. As bancadas votam respeitando as instâncias partidárias e a bancada é uma instância”, justificou.

Jota Carlos Filho vai além ao afirmar que Valadares “às vezes se precipita” ao fazer declarações para a imprensa. “Nós votamos a favor dos projetos que vão trazer benefícios para a população. Se o nosso partido não está entendendo é uma pena. A gente não vota a favor do prefeito ACM Neto. O prefeito tem maioria na Casa e, se a gente sabe que o projeto vai passar de qualquer jeito a gente faz emenda para melhorar o projeto. No meu caso específico, o objetivo no projeto de desalienação era garantir o terreno para os servidores municipais”.

Arnando Lessa também citou a aprovação de uma emenda dele na concessão de um terreno para uma cooperativa de servidores da Câmara para votar a favor do projeto do Executivo. ”A motivação foi a aprovação da emenda da concessão desse terreno que é um sonho dos servidores da Casa. Senão eles teriam perdido o terreno”. O vereador também apontou motivos específicos para votar a favor do reajuste do IPTU de Salvador. “Eu votei com a bancada que apresentou emendas, o que resultou em melhorias para a população”.

A postura do presidente municipal da legenda é questionada pelo vereador Moisés Rocha "Edson Valadares é um presidente de plantão, de acordo e não conseguiu unir o partido. Em um ano ele nunca conseguiu reunir mais do que dois vereadores da bancada. Tem alguma coisa errada. Ela não sabe aglutinar”, provocou o edil alertando para o prazo de Valadares a frente da legenda em Salvador. “Eu tenho o maior respeito pelo meu partido e defendo a minha categoria. Tudo o que faço é feito às claras. Nós nos portamos ao presidente Everaldo Anunciação, que é uma pessoa lúcida. No ano que vem nos reportaremos a Marta Rodrigues”.

Valadares assumiu a presidência depois de um acordo definido no Processo de Eleições Diretas do PT e fica na presidência até o dia 31 de dezembro. A ex-vereadora Marta Rodrigues assume em 2015, em seguida Paulo Teixeira por mais um ano.

Novos governos
Todos os vereadores petistas questionaram a possibilidade de serem punidos pelo partido e apontaram o momento oportuno para comemorar as vitórias de Rui Costa e de Dilma Rousseff nas urnas. “Valadares deveria estar buscando comemorar. Ele nunca conversou com a bancada sobre o posicionamento e esse não é um debate para ser discutido pela imprensa”, declarou Lessa.

Os petistas também afirmaram que ainda não foram procurados pelo governador eleito para discutir o posicionamento da bancada municipal durante a gestão de Rui no Palácio de Ondina. “Estive muito próximo de Rui Costa antes e depois das eleições. Rui Costa nunca enquadrou os vereadores do partido. Ele é um homem de diálogo e não tem esse perfil. Rui já foi vereador e sabe como funciona o parlamento municipal. Mas acredito que ele deve chamar a bancada nos próximos dias para alinhar com os objetivos que ele tem para Salvador”, afirmou Suíca.

“Estamos aguardando o direcionamento do governador Rui Costa, ele está preocupado com outros fatores agora. Existe uma expectativa, mas sabemos que ele tem uma posição totalmente diferente de Edson Valadares”, concluiu Lessa. 

Nota originalmente postada dia 28

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp