Política

Reforma política pode ser tema abordado em escolas estaduais em 2015 na BA

Paulo M. Azevedo
Wagner sugeriu a discussão durante encontro com estudantes na Arena Fonte Nova, nessa terça  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo

Publicado em 28/10/2014, às 22h44   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp



A Arena Fonte Nova abriga, entre essa terça-feira (28) e a próxima quinta (30), o 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A abertura oficial aconteceu na manhã dessa terça com a presença do governador Jaques Wagner (PT), do secretário de Educação Osvaldo Barreto e diversas autoridades do setor. 

Durante seu discurso para estudantes, professores e servidores, Wagner falou do cenário político enfrentado pelos correligionários nessa eleição e deixou uma proposta para o próximo ano letivo, consequentemente, para a gestão do próximo governador Rui Costa. "É fundamental, e para mim a política é a mais nobre das atividades humanas, termos que mudar o exercício da política no Brasil. Por isso, nesse encontro, eu queria fazer essa convocação, para que a gente abra o ano letivo do ano que vem [2015] com esse tema para ser discutido nas escolas [estaduais], colocando o tema da reforma política, da democracia", propôs o petista.

"É preciso que a garotada com 10, 11, 12, 13 anos, no lugar de deixar brotar dentro de si o menosprezo pela política, entenda que a política é que rege nossas relações e que quanto mais jovem, com gás, com pique, formação, ela entre na política, melhor ela será", argumentou o governador que deixará o Palácio de Ondina no final desse ano de 2014.


O atual titular da pasta de Educação, Osvaldo Barreto, diz ter achado a ideia "excelente", mas passou a bola para a próxima administração. "Vamos deixar isso como sugestão para os próximos gestores da secretaria. Todo mundo sabe que está havendo uma mudança de governo e logicamente vou acatar essa sugestão. Excelente sugestão, que inclusive pode ser o mote que conduza a jornada pedagógica", disse ao Bocão News, para em seguida voltar atrás e afirmar que a proposta será debatida já na próxima semana: "Vou discutir, imediatamente, ainda na próxima semana com os gestores da secretaria. Porque já preparamos a jornada pedagógica para o próximo ano, já deixamos bem adiantada e vamos sugerir que esse tema seja incorporado na jornada pedagógica".


Matéria postada originalmente às 15h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp