Política

Aécio venceu nas 10 cidades com maior IDHM; Dilma venceu nas dez menores

Imagem Aécio venceu nas 10 cidades com maior IDHM; Dilma venceu nas dez menores
Tucano venceu nas cidades cujo IDHM é considerado "muito alto"  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/10/2014, às 20h29   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A revista Veja publicou nesta segunda-feira (27) um mapa que permite, a partir do cruzamento dos resultados das urnas com os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), mapear onde Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) obtiveram os melhores desempenhos no segundo turno das eleições presidenciais.

Conforme a semanal, a divisão do eleitorado brasileiro entre PT e PSDB, reforçada nas urnas neste domingo, ficou ainda mais evidente com os resultados obtidos no levantamento. A petista saiu vitoriosa nas dez cidades com pior desenvolvimento humano do Brasil, enquanto o tucano a superou nas dez cidades mais desenvolvidas do país.

Eleitores de cidades como São Caetano do Sul (SP), Niterói (RJ) e Florianópolis (SC), localizadas em zonas urbanas de Estados das regiões Sul e Sudeste, além do Distrito Federal, preferiram o Aécio. O senador venceu nas cidades cujo IDHM é considerado "muito alto", próximo ao de países ricos europeus. Dilma tem hegemonia interioranas do Norte e Nordestes como Melgaço (PA), Fernando Falcão (MA) e Marajá do Sena (MA).

Com base no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IDHM leva em conta três componentes: expectativa de vida ao nascer, educação e renda per capita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp