Política

Prefeito ACM Neto confirma fusão do DEM após as eleições

Imagem Prefeito ACM Neto confirma fusão do DEM após as eleições
"O DEM não vai mais existir como tal", disse prefeito  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/10/2014, às 06h19   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Informação publicada neste sábado (25) na coluna do jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo, afirma que os caciques do DEM avaliam, independentemente do resultado da eleição deste domingo (25), que o partido deixará de existir.

Disse o prefeito de Salvador, ACM Neto: “O DEM não vai mais existir como tal. Se Aécio ganhar, faremos uma fusão para crescer. Se Aécio perder, faremos uma fusão para sobreviver”.

Conforme a publicação, os democratas pretendem negociar com dez partidos nanicos, que contarão na próxima legislatura com 24 deputados federais, e criar um novo partido. No pleito deste ano no primeiro turno, o DEM elegeu 22 deputados. A expectativa é que a possível fusão alcance 50 parlamentares.

Ainda conforme Franco, o caminho não é unânime. Há os que defendem incorporar o Democratas ao PSDB.

Em entrevista ao Bocão News, o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, que estará na Câmara Federal no ano que vem, afirmou que ainda não existe nenhuma decisão tomada.

“Tomei café, almocei e jantei com o presidente do partido [José Agripino Maia] e ainda não há nenhuma decisão do que será feito”, afirmou o dirigente. Segundo Aleluia, "talvez" não haja a necessidade de fusão da legenda. “Não trabalhamos com a hipótese de [Aécio Neves] perder, ainda mais depois do debate de ontem [na Globo], onde eu nunca vi um candidato demonstrar tanta superioridade como Aécio mostrou. Temos que ter calma. Ninguém deve tomar decisão ainda. Agora é aguardar a vitória de Aécio e depois voltar a discutir”, avaliou.

Na semana passada, o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), afirmou também que tudo dependerá da eleição presidencial, já que uma possível vitória do PSDB, o seu partido poderia se fortalecer nos próximos anos, o que descartaria a necessidade de extinção. Em 1998, o então PFL elegeu 105 deputados. Ao lado do PSDB, com 76 deputados, formariam a maior bancada da Câmara. Apenas em 2007, o Partido da Frente Liberal foi refundado e passou a se chamar Democratas.



Publicada no dia 25 de outubro de 2014, às 10h57

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp