Política

Wagner diz que inspirou Lula a dizer bobagem sobre nazismo

Imagem Wagner diz que inspirou Lula a dizer bobagem sobre nazismo
Governador diz que foi 'enxotado' de restaurante em São Paulo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/10/2014, às 06h30   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jaques Wagner (PT) afirmou, nesta quarta-feira (22), ter sido o responsável pela inspiração do ex-presidente do Brasil e fundador do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, que afirmou ser vítima junto com os petistas de uma agressão comparada à praticada pelos membros do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o Partido Nazista, que durante os seus 25 anos ininterruptos no comando da Alemanha foram responsáveis pela morte de 7 milhões de pessoas.

Disse Lula durante comício nesta terça (21) no Recife: "Eles [os tucanos] agrediram a gente igual os nazistas fizeram na Segunda Guerra Mundial".

De acordo com Wagner, o raciocínio do líder petista pode ter sido formulado após ouvir do correligionário o relato de um ataque sofrido no último sábado (18) por frequentadores de um restaurante em São Paulo.

O líder baiano, que na semana passada afirmou em um dos jornais de maior circulação do país que o eleitor brasileiro “rejeita” o tema corrupção em época de eleição, revelou que quando deixava o espaço ao lado da primeira-dama Fátima Mendonça e do seu enteado ouviu gritos de 'vai embora daqui, vai'.

“Um cara achando que poderia enxotar o governador da Bahia, e eu reagi, não brigando, mas reagi fortemente, é claro que eu disse a ele, como um judeu, na hora que ouvi ‘saia daqui, saia daqui’. É como se ouvisse meus avós quando me contava no tempo dos judeus [na Alemanha] ou negros sul-africanos, na época do apartheid, que eram enxotados de um lugar”, afirmou em entrevista durante inauguração do Complexo Viário do Imbuí, em Salvador.

Para Wagner, a atitude do frequentador do restaurante foi “inadmissível” e culpou os tucanos por uma suposta disseminação de ódio contra petistas em São Paulo. “A coragem de um cidadão fazer aquilo em uma noite de sábado com alguém que nunca tinha falado ou nunca tinha mexido com ele dá bem o tom do que é que está se vendendo lá dentro de São Paulo", disse.

O governador afirmou ainda que os tucanos "mentem" ao afirmar que os petistas tentam dividir o país e, se depender dele, não permitirá que movimentos condenáveis sejam introduzidos no Brasil.

“Estamos vendo uma Europa, como a França, nascer e crescer teses segregacionistas e xenofóbicas com a direita francesa. Eles dizem que estamos dividindo entre ‘nós’ x ‘eles', pois eu digo que o maior conciliador da histórica política do país se chama Luís Inácio Lula da Silva. Eu nunca vi o Lula falar contra os ricos. Falou a favor do pobre. A pirâmide social brasileira mostra que é mentira o que os tucanos estão falando. Nós não tiramos de cima. Nós distribuímos melhor. A classe E encolheu, a classe C engordou, mas as classes A e B não afinaram. Lá em cima, a pirâmide também cresceu. São mais ricos e os ricos mais ricos ainda. Não fomos nós que dividimos, não fomos nós que esquecemos o Nordeste. Agora, a gente resgata o Nordeste e mostra que esse projeto diminui as diferenças”, defendeu.

Colaborou o repórter de política Aparecido Silva.

Leia também:


Fernando Meirelles compara João Santana a Joseph Goebbels



Publicada no dia 22 de outubro de 2014, às 16h35

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp