Política

Itororó: Vereador é cassado por abuso de poder econômico nas eleições de 2012

Publicado em 22/09/2014, às 10h44   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Nivaldo Moreira Silva (PT), da cidade de Itororó, no Centro-Sul baiano, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) por conta de abuso de poder econômico praticado no dia das eleições municipais de 2012. 

De acordo com a promotoria Eleitoral em Itororó, em um restaurante situado no município, foi servido almoço gratuitamente no dia das eleições às diversas pessoas que portavam um tíquete. “O agente policial que fazia ronda no local percebeu a fila na porta do estabelecimento e, questionando os presentes sobre o ocorrido, foi informado pela dona do restaurante, a senhora Telma de Almeida Cedro, que a refeição estava sendo oferecida por Silva, então candidato”, relata a procuradoria.

Para a PRE, além da compra de votos configurada, o que tornou a distribuição das refeições um abuso de poder econômico grave é o fato das eleições para vereador terem sido decididas por uma diferença de menos de cinquenta votos, em uma cidade com aproximadamente 16 mil eleitores.

Ao MPE, a dona do restaurante informou que tinha o hábito de fornecer alimentos gratuitamente em datas festivas, como natal e dia das crianças, e que na ocasião o candidato doou 15 quilos de alimentos como contribuição, justificativa que não foi acatada pela procuradoria.

Com a decisão do TRE-BA, Nivaldo Moreira Silva deverá deixar o cargo de vereador e estará inelegível por oito anos a partir da eleição de 2012, com base na Lei da Ficha Limpa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp