Política

Costa tinha credenciais para ser diretor da Petrobras, diz Dilma

Reprodução
Ele é acusado de ter operado um esquema de desvio de recursos da Petrobras   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/09/2014, às 08h59   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews0


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, disse que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa tinha as credenciais necessárias para ser escolhido diretor da estatal. A declaração foi feita durante entrevista ao programa "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, veiculado na manhã desta segunda-feira (22).

Costa foi preso em março deste ano durante a Operação Lava Jato, mas foi posto em liberdade em maio após decisão do ministro do STF Teori Zavascki. Em junho, ele foi preso novamente após a descoberta de que Paulo Roberto Costa tinha US$ 23 milhões em contas secretas na Suíça.

Paulo Roberto é acusado de ter operado um esquema de desvio de recursos da Petrobras que seria destinado a políticos e partidos. O ex-diretor recebeu o benefício da delação premiada e revelou o nome de políticos e partidos que teriam sido beneficiados pelo esquema de desvio de recursos públicos operado por ele dentro da estatal.

Questionada sobre os critérios que levaram à nomeação de Costa como diretor da estatal, Dilma disse que ele era funcionário de carreira e que tinha as credenciais necessárias à nomeação. "O senhor Paulo Roberto Costa tinha credenciais para ser escolhido diretor e é isso que eu estou tentando falar", disse. Na época em que Paulo Roberto atuou como diretor da Petrobras, Dilma Rousseff presidia o conselho de administração da estatal.

Dilma lembrou que Costa havia sido diretor da Gaspetro, uma subsidiária da estatal durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e também já havia sido diretor da área de exploração e prospecção a estatal.

Dilma disse ainda que se sentiu surpresa em relação às denúncias de corrupção envolvendo o ex-diretor. "A descoberta de que ele fez isso é uma surpresa porque eu, como quase todos os brasileiros, acredito que os funcionários de carreira, funcionários com 30 anos de carreira, são pessoas preparadas", disse.

Dilma negou que a composição da diretoria da Petrobras tenha sido feita de forma política, contradizendo o que afirmou o ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, em entrevista.

"O que eu escolhi é responsabilidade minha. A diretoria da Petrobras não foi uma indicação política no meu caso. E não foi também no caso do Lula", disse.

A entrevista de Dilma Rousseff que foi ao ar nesta segunda-feira (22) no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, foi gravada no último final de semana.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp