Política

Debate Sociedade: Candidatos respondem a jornalistas

Gilberto Júnior
Postulantes ao Palácio de Ondina responderam sobre temas diversos; Confira  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior

Publicado em 19/09/2014, às 09h34   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp


O terceiro bloco do debate entre candidatos ao governo da Bahia, promovido pela rádio Sociedade AM, foi de perguntas de jornalistas de veículos da imprensa baiana. Renata Malet respondeu ao jornalista Valter Lima, da Record, sobre a situação das maternidades na Bahia e quais políticas pretende por em prática para mudar o cenário. “Quero mudar essa lógica, contratar servidores com salários dignos, ter saúde pública, 15% do PIB para a saúde. É nosso compromisso com os trabalhadores”, afirmou.

Questionado por Adelson Carvalho, da Sociedade AM, sobre por que não fez chapa com Renata Malet (PSTU), Marcos Mendes (PSOL), sob o argumento de ter propostas parecidas, o socialista disse ser um prazer ver a comparação. “É autonomia do partido. Às vezes consegue aliança, às vezes não”, explicou. Paulo Souto respondeu a Jairo Júnior, do Correio, sobre a  possibilidade de tocar grandes obras: “A situação da infraestrutura na Bahia depende do governo federal. Nossos portos estão em situação dramática. O estado tem responsabilidade para construção de rodovias, que possa interligar as cidades e buscar recursos federais”.

O jornalista Oswaldo Lira dirigiu sua pergunta a Da Luz sobre o que pretende fazer para atender as demandas da população. O candidato afirmou que tem feito projeto para uma administração técnica, sem indicação política. “Quero pagar a URV, valorizar policiais, médicos e professores”, informou.

O jornalista do Bocão News, David Mendes, questionou a Lídice se é possível diminuir os gastos com pessoal  e investir em outras áreas mais prioritárias. “É possível cortr gastos, diminuir secretarias, portanto, diminuir a máquina do estado”, respondeu.

Biaggio Talento, do A Tarde, perguntou a Rui Costa sobre caixa 2 e compra de votos e o que pode se fazer para evitar essa fraude. “Cabe denunciar ao Ministério Público, Polícia Federal. Não sou eu que como candidato tenho que denunciar. Cabe aos órgãos públicos”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp