Política

'O senhor tem sangue nas mãos', dispara Da Luz contra Souto

Gilberto Júnior
Bloco foi marcado por embate entre Lídice e Souto; Da Luz pegou ar ao falar de violência  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior

Publicado em 20/09/2014, às 08h08   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp


O primeiro bloco de perguntas entre candidatos ao governo da Bahia no debate que acontece nessa sexta-feira (19) na rádio Sociedade AM começou com Lídice da Mata (PSB) perguntando a Paulo Souto, candidato do DEM, sobre a relação do então governador com policiais militares e professores. “O senhor quando foi governador do estado, a PM recebia abaixo do mínimo, a categoria se manifestava  dizendo que recebia o menor salário do pais. Os professores também tiveram baixo reajuste. Como o senhor pretender governar a Bahia agora?”, questionou a socialista.

Souto foi irônico e disse que a adversária estava equivocada. “Fico impressionado porque até a senhora se deixa levar pela propaganda do governo. Ninguém jamais poderia receber abaixo do mínimo, o que pode ter havido no último ano foi uma remuneração do soldo inferior ao salário mínimo. Também não teve problema com os professores. Eles receberam reajuste acima da inflação”, respondeu o democrata.

O candidato Da Luz (PRTB) criticou o número de secretarias existentes no atual governo e prometeu reduzir para apenas dez pastas, e aproveitou para saber de Rui Costa (PT) se, caso eleito, manteria o número atual. Costa foi direto e disse que a estrutura do estado será “aquela necessária para atender a população nas áreas de saúde, educação e segurança pública”. “Fico impressionado quando um candidato a governador que já governou oito anos visita um município e diz que não tem delegado. Quando ele deixou o governo em 2006, vários municípios não tinham delegado”, desferiu Rui, uma indireta contra Souto.

Marcos Mendes (PSOL) e Renata Malet usaram seus tempos para atacar as candidaturas de Costa e Souto.  “Renatinha, se você observar, é o sujo falando do mal lavado”, avaliou Mendes, ao se referir aos problemas que o candidato petista aponta na gestão de Souto e vice e versa. Malet disparou contra o governo Wagner: “Foi Jaques Wagner que sucateou o Planserv, impôs uma série de restrições para reajuste dos professores”.

Ao final do bloco, após ser perguntado por Mendes sobre o número de homicídios na Bahia, Da Luz se exaltou e disse que os assassinos das 37 mil mortes no estado durante o governo Wagner são as crianças que Souto não deu creche quando foi governador. “O senhor tem sangue nas mãos, porque não conseguiu conter esse genocídio”, acusou Da Luz.
Souto se sentiu ofendido e pediu direito de resposta, o que foi acatado. "Eu lamento que algum candidato não tenha seguido a orientação de não ofender os outros", disse o democrata.

Nota originalmente postada dia 19


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp