Política

Marina Silva não transfere voto para Lídice da Mata

Gilberto Jr.
Tem de ter um grau real de identificação entre as candidaturas, avalia cientista  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr.

Publicado em 31/08/2014, às 06h17   Cíntia Kelly (Twitter: cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

A pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite traz crescimento de Marins Silva (PSB) na corrida presidencial. Ela empata com Dilma Rousseff (PT). Ambas têm 34% das intenções de voto. Aécio (PSDB) vai cada vez mais se distanciando da possibilidade de ir para o segundo turno. No levantamento cravou 15%.

O crescimento de Marina Silva vai inflar a candidatura de todos os postulantes ao governo do Estado pelo PSB. Certo? Errado. Na Bahia, o efeito não aconteceu. Ao contrário. Ao invés de ter a candidatura alavancada, Lídice da Mata decresce. Na última pesquisa Ibope, ela aparece com 9%. Antes tinha 11%.

Para o cientista político da Ufba, Jorge Almeida, Marina só alavanca a candidatura de quem já estiver afirmado no cenário local, o qu enão é o caso de Lídice da Mata. “Além disso é preciso ter uma base social para afirmar isso. Não é tão simples transferir voto. Tem de ter um grau real de identificação entre as candidaturas”, avaliou. Para ele, dificilmente, Lídice ultrapassará, até a apuração do último voto, 10%.


Postada no di 30 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp