Política

Institutos comungam liderança isolada de Souto e crescimento de Rui

Imagem Institutos comungam liderança isolada de Souto e crescimento de Rui
Lídice diz que querem forçar polarização entre PT e DEM  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/08/2014, às 09h31   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Lídice acusa tentativa de polarizar campanha entre PT e DEM


No levantamento feito logo após o início da primeira propaganda eleitoral no rádio e na TV dos candidatos ao governo da Bahia, que tiveram suas veiculações iniciadas no último dia 20 de agosto, o Ibope e o Babesp - DataNilo com metodologias distintas mantiveram duas conclusões, apesar dos índices diferentes.

A primeira é que o principal candidato oposicionista ao governo do Estado, Paulo Souto (DEM), continua como o favorito a ganhar as eleições de outubro. Ambos os institutos apontam que, se a eleição fosse hoje, o democrata venceria já no primeiro turno. O Ibope registrou Paulo Souto com 44%, Rui Costa (PT) 15% e Lídice da Mata (PSB) 9%. O Babesp mostra Souto com 41%, Rui 21% e Lídice com 12%. Em ambos as consultas, a soma do petista e da peessebista não alcança Souto.

Outro fator que ambos os institutos comungam é o crescimento do candidato governista e, consequentemente, assumindo a segunda colocação na corrida estadual. No Ibope, Rui aparecia em julho com 8% das intenções de votos no quesito estimulado. Em agosto, o petista quase dobrou, apesar de ser considerado um salto tímido a 40 dias da eleição. No DataNilo, o crescimento registrado de Rui foi de cinco pontos em um intervalo de 15 dias entre uma consulta e outra.

“Isso era previsível na medida em que Rui Costa foi apresentado ao lado de Dilma [Rousseff] e do [ex-presidente] Lula”, afirmou o professor de Ciências Políticas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Joviniano Carvalho Neto, em entrevista ao Bocão News. Para o cientista, dos três principais candidatos, o petista era o único que poderia registrar inicialmente um maior índice de crescimento porque ele era desconhecido. “O eleitor pode achar que Rui é a novidade, porque ele nunca participou de uma eleição majoritária”, opinou.

Já sobre o patamar de intenções de votos em Paulo Souto ter se mantido na casa dos 40% e oscilado positivamente dois pontos no Ibope, Joviniano Neto atrbuiu, além do alto conhecimento do ex-governador perante o eleitor baiano, a “competência forte” das propagandas eleitorais de Souto que, segundo o especialista, têm contado com "bordões fortes”.

Próximos dos números entre a Babesp e o Ibope ficaram os percentuais de "Indecisos" e de "Brancos e Nulos". A Babesp registrou brancos e nulos 8% e 16% não sabem ou não responderam. O Ibope registrou brancos e nulos 16% e indecisos 14%.

Hoje, a candidata do PSB, Lídice da Mata, afirmou que as pesquisas refletem um momento de inflexão de sua campanha, que foi paralisada por cerca de 10 dias, em face da morte do ex-governador Eduardo Campos, mas por outro lado evidencia uma tentativa de criar "artificialmente" a ideia de que só existem duas candidaturas estaduais com chances de vitória. A postulante avalia que, considerando as margens de erro do Ibope, que é de 3% para mais ou para menos, os percentuais obtidos por ela e também por Rui estão próximos das consultas internas do seu partido, mas com uma troca de posições, ou seja, ela na frente do petista.

Publicada no dia 27 de agosto de 2014, às 22h17.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp