Política

Uma semana após manifestações, prefeito de Itapebi exonera seis secretários

Imagem Uma semana após manifestações, prefeito de Itapebi exonera seis secretários
Apesar das exonerações, o novo secretário de Governo acumula duas secretarias  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/08/2014, às 06h11   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A cidade de Itapebi comemorava os 56 anos da sua emancipação, mas a população não assistiu ao desfile cívico característico da data, pois a prefeitura não o fez este ano. Segundo o portal Itapebi Acontece, a situação beira o caos porque além da ausência de festejos na data comemorativa, há cerca de três meses muito servidores estão sem receber salário, fornecedores não recebem as quantias contratadas, e até mesmo a coleta de lixo está ameaçada.

Diante deste cenário, o prefeito da cidade, Francisco Antônio de Brito, anunciou nesta terça-feira (19) a exoneração de seis secretários municipais e a nomeação de Florisvaldo Nunes para a Secretaria Municipal de Governo, que passa a acumular dois cargos, uma vez que o mesmo já era secretário de Administração.

Florisvaldo Nunes ficou apto a assumir cargos públicos recentemente, já que as suas contas não foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Município quando o mesmo era presidente da Câmara Municipal.

Quando questionado sobre a legalidade da sua nomeação, Nunes disparou: “Verifiquem no site do TCM, quem quiser ver, verá que minhas contas foram aprovadas recentemente e estou apto a assumir qualquer cargo publico”.



Em entrevista ao Itapebi Acontece, o recém secretário de governo alegou ter total liberdade para substituir secretários, demitir funcionários de todos os escalões da administração, rever contratos, cortar fornecimento de combustíveis, diminuir números de veículos prestadores de serviço ao município, cortar todas as gratificações.

"É com essas medidas que pretendemos pagar os salários atrasados, pagar fornecedores que estão sem receber e para os próximos meses todos os pagamentos de salários serão feitos dentro do próprio mês", prometeu Nunes.


Porém, as mudanças no comando das secretarias ainda não foram o suficiente para acalmar a população da cidade de 10.485 habitantes (Censo 2010). Está programado para esta terça-feira (19) uma nova manifestação, desta vez, na frente da Câmara Municipal de Itapebi, às 20h, horário da plenária dos vereadores do município.

A manifestação da última quarta-feira (14) reuniu cerca de 800 pessoas bloqueando totalmente e BR-101, portando apitos, faixas e promovendo a queima de pneus, acompanhando os gritos coletivos contra o prefeito da cidade. 


A equipe do Bocão News tentou manter contato com o prefeito de Itapebi, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos êxito devido aos problemas nos telefones da prefeitura. 

Publicada no dia 19 de agosto de 2014, às 16h18

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp