Política

Inauguração da nova orla de Salvador terá oito atrações musicais

Imagem Inauguração da nova orla de Salvador terá oito atrações musicais
Prefeito apresentou eventos que começam no próximo dia 22 de agosto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/08/2014, às 06h46   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Para a inauguração da nova orla da Barra, a prefeitura de Salvador vai investir em programação cultural com shows de oito atrações baianas e do Brasil. Serão três dias de atrações gratuitas. A lista foi apresentada na tarde desta segunda-feira (11) pelo prefeito ACM Neto e o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani.

Já no dia 22 se apresentam Baby do Brasil, Mariene de Castro, Fafa de Belém, Armandinho, Vânia Abreu, Marcia Short, Gerônimo e a banda Jam no Mam, no Farol, a partir das 18h. Ainda na sexta-feira, a população pode conferir feira gastronômica e de artesanato, além de uma roda gigante, com vinte metros, com visão de toda a orla. No dia 23 haverá um passeio ciclístico e apresentação do Bando de Teatro Olodum. O último dia, 24, está reservado para as crianças com um cortejo infantil.


O prefeito ACM Neto ressaltou que a intenção é levar a família baiana para o local que está revitalizado. No novo espaço, shows de grandes proporções de público serão evitados. "Vamos analisar o interesse público do evento já que o local será voltado para a população do bairro, para caminhar, pedalar", reforçou o prefeito.

A prefeitura garantiu a revitalização também do comércio local com um plano de atração de investimentos. Bares, restaurantes e espaços culturais. Para isso, a gestão municipal irá desapropriar cerca de 60 imóveis inadequados ou que não estão no padrão arquitetônico do local, ainda este ano. "Queremos dar uma finalidade, já que eles passam o ano inteiro fechado", completa. 

Neto não quer aguardar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos), que devem ser encaminhados à Câmara somente em 2015. Segundo ele, a cidade está parada e precisa de desenvolvimento. "Faremos as mudanças concomitante ao processo".

O prefeito ainda garantiu que a revitalização de todos os trechos da orla de Salvador terão o mesmo padrão da Barra. Além de um dos pontos turísticos mais famosos da capital, a prefeitura está recuperando as orlas de São Tomé de Paripe, Tubarão e Ribeira. Somente a última ainda não tem data para inauguração. Os outros trechos devem ser entregues em setembro. “Vamos padronizar todos os espaços de gestão”.

Vendedores ambulantes

Os vendedores ambulantes já não trabalham mais no local. Porém, as baianas de acarajé e aqueles vendedores já cadastrados terão o espaço liberado para vender seus quitutes e produtos. Todo o trecho da Barra está liberado. 

Estacionamentos

No bairro, a gestão municipal prometeu regular o uso de estacionamentos. Com isso, a Transalvador vai criar zonas Verde a Azul. A primeira será instalada na Rua Afonso Celso e a outra na Marques de Leão. Outra alternativa é que sejam criados edifício-garagem em alguns dos imóveis desapropriados. 

Foto: Gilberto Junior // Bocão News


Publicada no dia 11 de agosto de 2014, às 18h11

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp