Política

Zé Neto sobre DataNilo: Se estão correndo de quem está com quem, paciência

Imagem  Zé Neto sobre DataNilo: Se estão correndo de quem está com quem, paciência
Líder da bancada na Assembleia afirma que oposição está desesperada  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/08/2014, às 06h33   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Na segunda-feira (4), foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma pesquisa do instituto de pesquisa  a "Bahia, Pesquisa e Estatística LTDA ME (Babesp)", pertencente ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo (PDT).

Entretanto, a pesquisa que ainda irá ouvir dois mil eleitores de 84 municípios baianos entre os próximos dias 5 a 11 de agosto já cria polêmica entre os envolvidos no pleito. No último dia 20 de julho, a Justiça eleitoral barrou a divulgação de uma pesquisa do Instituto Vox Populi, contratada pelo grupo "Vota Bahia", composto pela TV Aratu, A TARDE e Rádio Metrópole, que contém conteúdo similar ao questionário apresentado pela Babesp.

Na Vox Populi, a pergunta 10 questiona: “Se a eleição para governador da Bahia fosse hoje e os candidatos com os apoios indicados fossem estes, em quem você votaria?: [1 - Da Luz (PRTB) com o apoio de Levy Fidelix] [2 – Lídice (PSB) com o apoio de Eduardo Campos, Marina Silva e Eliana Calmon] [3 – Marcos Mendes (PSOL) com o apoio de Luciana Genro] [4 – Paulo Souto (DEM) com o apoio de ACM Neto, Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso] [5 – Renata Mallet (PSTU) com o apoio de José Maria] [6 – Rui (PT) com o apoio de Jacques Wagner, Lula e Dilma]. Na diferença entre o Vox Populi e a Babesp, apenas o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que estava vinculado a Paulo Souto, não aparece no questionário do DataNilo.



Por conta disso, a pesquisa Vox Populi foi retirada. Os advogados da coligação “Unidos Pela Bahia” que tem Paulo Souto (DEM) como candidato ao governo do estado entraram com um pedido de suspensão e liminar foi concedida pelo juiz Salomão Viana. De acordo com a defesa, a primeira pergunta do formulário divulgado direcionada aos candidatos continha os apoiadores e esta foi uma das razões que levaram a coligação de Paulo Souto a entrar com a representação. No entendimento do magistrado “a imediata divulgação da pesquisa pode gerar prejuízos irreparáveis, tanto aos demais candidatos, ante a violação ao princípio da isonomia e ao possível desequilíbrio que a situação pode ocasionar no pleito, quanto à sociedade em geral, pelas implicações que o ilícito acarretaria no livre exercício do direito de votar”.

Desta vez, a Babesp traz na pergunta sete: “E se os candidatos fossem estes, em quem você votaria para governador da Bahia?:  [Da Luz com apoio de Levy Fidelix] [Lidice da Mata com apoio de Eduardo Campos] [Marcos Mendes com apoio de Luciana Genro] [Não sabe] [Nulo/Branco] [Paulo Souto com apoio de ACM Neto e Aécio Neves] [Renata Mallet com apoio de Zé Maria] [Rui Costa com apoio de Lula/Dilma e Wagner]”.



Para o líder do PT na Alba, o deputado estadual Zé Neto, "não adianta o desespero da oposição porque o nosso problema é o conhecimento de Rui junto aos eleiores, já que ele não foi candidato majoritário nenhuma vez, mas isso vai mudar quando começar a campanha eleitoral. Na Vox eles (a oposição) disseram que o nome de Rui foi suprimido e apareceu para Souto o nome de Fernando Henrique como um dos apoios. A oposição tem que se preocupar é com a vida real, porque isso não significa nada", afirmou.

O parlamentar admite que o nome de Rui ainda não foi projetado, "será assim que a campanha eleitoral tiver início porque é importante saber quem é quem. Se eles estão correndo de quem está com quem, paciência. Isso é política, não tem jeito e é bom para a democracia e política é formada por um time", ressaltou.

A Babesp, registrada sob o número BA-00007/2014, caso não vire alvo da oposiçao, deve ter o resultado divulgado na próxima semana.

Nota originalmente postada dia 5

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp