Política

DataNilo registra pesquisa no TSE com questionário similar ao Vox Populi

Imagem DataNilo registra pesquisa no TSE com questionário similar ao Vox Populi
Justiça eleitoral determinou suspensão de divulgação da Vox Populi na Bahia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/08/2014, às 15h22   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

O instituto de pesquisa pertencente ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo (PDT), a "Bahia, Pesquisa e Estatística LTDA ME (Babesp)", registrou na noite desta segunda-feira (4), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma pesquisa eleitoral para o estado. Registrada sob o número BA-00007/2014, a consulta pretende ouvir dois mil eleitores de 84 municípios baianos entre os próximos dias 5 a 11 de agosto.

Conforme apurou a reportagem, no questionário apresentado à Justica Eleitoral pelo DataNilo, como é conhecida a empresa do chefe do Legislativo baiano, (veja aqui) chama a atenção a pergunta sete: “E se os candidatos fossem estes, em quem você votaria para governador da Bahia?:  [Da Luz com apoio de Levy Fidelix] [Lidice da Mata com apoio de Eduardo Campos] [Marcos Mendes com apoio de Luciana Genro] [Não sabe] [Nulo/Branco] [Paulo Souto com apoio de ACM Neto e Aécio Neves] [Renata Mallet com apoio de Zé Maria] [Rui Costa com apoio de Lula/Dilma e Wagner]”.



Questionário DataNilo


No último dia 20 de julho, a Justiça eleitoral barrou a divulgação de uma pesquisa do Instituto Vox Populi, contratada pelo grupo "Vota Bahia", composto pela TV Aratu, A TARDE e Rádio Metrópole, que contém conteúdo similar ao questionário apresentado pela Babesp. (Veja aqui)

Na pergunta 10, o Vox Populi pergunta: “Se a eleição para governador da Bahia fosse hoje e os candidatos com os apoios indicados fossem estes, em quem você votaria?: [1 - Da Luz (PRTB) com o apoio de Levy Fidelix][2 – Lídice (PSB) com o apoio de Eduardo Campos, Marina Silva e Eliana Calmon][3 – Marcos Mendes (PSOL) com o apoio de Luciana Genro][4 – Paulo Souto (DEM) com o apoio de ACM Neto, Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso][5 – Renata Mallet (PSTU) com o apoio de José Maria][6 – Rui (PT) com o apoio de Jacques Wagner, Lula e Dilma]. Na diferença entre o Vox Populi e a Babesp, apenas o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que estava vinculado a Paulo Souto, não aparece no questionário do DataNilo.



Questionário do Vox Populi


Em sua decisão há cerca de 15 dias, o juiz Salomão Viana, que acatou pedido feito pela chapa “Unidos pela Bahia”, liderada pelo candidato Paulo Souto (DEM), afirmou que o questionário do Vox Populi constaria de "perguntas tendenciosas" que, para o magistrado, "desequilibram a paridade entre os candidatos”. 

Caso não haja nenhum imbróglio até lá, a Babesp deve divulgar o resultado da consulta sobre a corrida presidencial, estadual e para o Senado no pleito deste ano na Bahia, no início da próxima semana.

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp