Política

Almiro Sena é notificado pelo MP sobre acusação de abusos sexual e moral

Imagem Almiro Sena é notificado pelo MP sobre acusação de abusos sexual e moral
Ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia foi denunciado por servidoras  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/08/2014, às 06h31   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), o promotor Almiro Sena, foi notifcado pelo Ministério Público da Bahia (MP) para responder sobre as acusações de abuso moral e sexual contra servidoras que trabalharam com ele.

A notificação foi entregue ao promotor esta semana, conforme o MP informou ao site Bocão News.  Em maio deste ano, o site Bocão News noticiou, com exclusividade, a denúncia contra o ex-secretário. A reportagem teve acesso ao depoimento das servidoras, bem como, ao documento que continha a denúncia contra o secretário de Justiça e Direitos Humanos.


O documento, que contém cinco páginas, traz relatos em 1ª pessoa, bem como, a transcrição do que a denunciante contou. 
No depoimento, uma das supostas vítimas relata a forma como Almiro teria praticado o assédio sexual e moral. "...,sendo chamada diversas vezes em seu gabinete, onde foi constrangida pelo então secretário da pasta em seu gabinete... lá este abraçava, abordava assuntos e atitudes íntimas de maneira continuada, aproveitando o gesto para encostar na perna da servidora seu órgão sexual, além de tentar beijá-la à força".
Ainda na denúncia, fora registrado que "apesar de muito nervosa com o ocorrido, a constrangida continuou trabalhando na secretaria. No dia seguinte, ao encontrar com o constrangedor no corredor da SJCDH, ele ameaçou dizendo: que o que tinha acontecido no dia anterior teria que ficar entre eles".
No outro depoimento, a susposta vítima descreve uma das formas de assédio que teria, segundo a denúncia, sido praticado pelo secretário Almiro Sena. Neste trecho, a denunciante afirma que uma funcionária também fora vítima do promotor e relata o momento em que o fato aconteceu. "Desde então passei por conta e risco a não atender os chamados do secretario para comparecer ao seu gabinete, ligações sempre feitas por sua secretária.., que convoca as vítimas sempre em tom ameaçador de que está em jogo a exoneração".
A seguir, a suposta vítima prossegue: "Tem sido muito vergonhoso assistir aos desmandos e assédios cometidos pelo secretário, que não respeita nem jovens nem idosas, tornando-se o pesadelo das mulheres que ele julga vulneráveis e não terão condições de denunciar. Principalmente, as que vêm buscar oportunidade de emprego, a exemplo da repórter....., que depois de atacada saiu afônica e aos prantos da sala do secretário".

O Caso 


O site Bocão News teve acesso, com exclusividade, aos documentos que comprovam uma denúncia feita por servidoras da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), enviadas ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP) contra o secretário Almiro Sena.
No documento, as supostas vítimas relatam que "lamentavelmente formulamos a seguinte denúncia, contra todos os acontecimentos ocorridos nos últimos tempos na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, um dos últimos locais onde imagina os acontecimentos narrados nos relatos em anexo" (veja abaixo a carta denúncia).
Ainda no documento, as denunciantes pedem socorro para que os acontecimentos descritos não caiam no esquecimento. "Assim como se fala por aí que já existem outras denúncias e que o secretário de Justiça e Promotor, Almiro Sena, usou de sua "influência" para arquivar tais processos.

Almiro Sena deixou a pasta no dia 3 de junho.

Nota originamente postada dia 31

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp