Política

Colunista critica atraso em obras do Porto Sul

Ilustrativa
Segundo Lauro Jardim, por aqui impera o 'padrão lesma'  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 18/07/2014, às 07h46   Redação Bocão News (Twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em dezembro de 2010, o balanço dos quatro anos do PAC garantiu que o primeiro trecho da Ferrovia que liga Ilhéus (BA) a Caetité (BA), com 537 km de extensão, seria concluído em 30 de dezembro de 2012. O segundo trecho, entre Caetité e Barreiras (BA), com 485 km de extensão, ficaria pronto em 30 de dezembro de 2013.

Pois bem, no 10º Balanço do PAC, divulgado pelo governo no mês passado, promete agora que o primeiro trecho será entregue em 31 de dezembro de 2015 – três anos de atraso. E o outro trecho em 30 de abril de 2016 – ou seja, com 28 meses de atraso. Até agora, nenhum trilho foi instalado.

O que Lula disse em 2010, no balanço dos quatro anos do PAC, comprovou-se verdadeiro.

- Não acredito que outro país, que não a China, esteja fazendo o que nós estamos fazendo em ferrovias”.

Verdadeiro, embora com sentido contrário ao que ele disse.

Já seria um caso exemplar do padrão lesma que impera nas obras de infraestrutura. Mas tem mais.

Se a ferrovia ficar pronta mesmo em 2016, não poderá funcionar. Por que? O Porto Sul da Bahia, que será construído em Ilhéus, nem saiu do papel.

Em resumo, a tal ferrovia, que tem um custo de R$ 4,24 bilhões, só poderá transportar nada a lugar algum. Com informações da coluna Radar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp