Política

Com nome na lista do TCU, pai de deputado quer disputar Assembleia novamente

Imagem Com nome na lista do TCU, pai de deputado quer disputar Assembleia novamente
Osmar Torres teve candidatura negada em 2010  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/07/2014, às 10h05   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

O pai do deputado federal Fernando Torres (PSD), o ex-deputado e ex-prefeito de Central Osmar Torres (PTdoB), tenta novamente nesta eleição registrar sua candidatura para disputar umas das vagas da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O político tentou concorrer em 2010, mais o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) negou o registro de sua candidatura.



Foto de Osmar Torres que aparece no registro de candidatura de 2014


Osmar Torres foi deputado estadual (1991 a 1995) e prefeito de Central, município do centro norte baiano (2001 a 2004). O político responde a cinco processos junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), que já encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a lista com os nomes de políticos e gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas nos últimos anos.

No total, o ex-gestor responde a irregularidades na aplicação de recursos da União
 durante sua administração que totalizam meio milhão de reais. Apesar de constar na lista obscura da Corte de contas, a inelegibilidade dos citados não é automática e a Justiça Eleitoral necessita ser provocada, ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) ou pelas coligações partidárias.



Foto do deputado Osmar Torres no site da Alba


Conforme declaração junto ao TSE, Osmar Torres possui atualmente patrimônio de R$ 1,3 milhão. Entre os bens, fazendas e posto de gasolina em Feira de Santana. Em 2010, o político informou ao TSE ter nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Este ano, no ítem "Naturalidade" informou a capital baiana, Salvador.

O seu primogênito, o deputado Fernando Torres também disputará o pleito este ano. Quer permanecer com o mandato em Brasília. Em sua declaração, o também empresário do ramo da construção civil e donos de postos de combustíveis informou ao TSE possuir R$ 5,4 milhões em bens. Torres foi eleito pela primeira vez a um cargo eletivo em 2000, quando disputou a Câmara de Vereadores de Feira de Santana e garantiu sua cadeira. Em 2006 se elegeu deputado estadual e em 2010 o cargo que ocupa atualmente.



Leia também:

PSD abriga 4 deputados milionários e dois com mais de 20 anos de mandato
Nota orignalmente postada dia 14

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp