Política

'Quem manda no sistema é a população', diz Mota sobre transporte

Imagem 'Quem manda no sistema é a população', diz Mota sobre transporte
Fábio Mota foi empossado nesta terça na Semut  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/04/2014, às 18h43   David Mendes (@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Três anos após deixar o comando da Secretaria de Serviços Públicos de Salvador (Sesp), sob a administração João Henrique, Fábio Mota retorna à prefeitura da capital baiana para comandar, desta vez, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut).
Mota foi empossado nesta quarta-feira (23) pelo prefeito ACM Neto (DEM) em cerimônia realizada no Palácio Thomé de Souza, sede da administração soteropolitana. 
Sempre tido com um quadro técnico, mesmo sendo um peemedebista e afilhado dos irmãos Vieira Lima, Mota deixou a prefeitura após Geddel romper com João Henrique. 
Dez meses depois de ser exonerado, Mota arrumou as malas e seguiu para Brasília para assumir a Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Programas do Turismo, órgão do Ministério do Turismo, comandado pelo PMDB na época. Novamente deixou o cargo logo após Geddel ser exonerado do cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, em dezembro do ano passado.
“O PMDB tinha um quadro que eu desejava ter desde o começo do meu governo. Ainda no processo de transição, eu desejei ter Fábio no governo. Fábio não é político, nunca disputou uma eleição, apenas um quadro que tem identidade, proximidade com o PMDB. Foi uma iniciativa minha para ocupar uma secretaria que é de minha cota pessoal, que é inegociável do ponto de vista político. Uma Secretaria que tem todo o corpo técnico, que está estruturado e continuará trabalhando por Salvador”, explicou o prefeito durante entrevista à imprensa na cerimônia de posse do novo chefe da Semut. 

Já Fábio Mota, em entrevista logo após assinar a nomeação, conversou com a imprensa e explanou ideias para a pasta.
“Vou estudar o que está sendo feito neste momento. Já tomei noções de alguns projetos, evidente que tenho minhas próprias ideias. Salvador tem um passivo de investimento nessa área de mobilidade de muito tempo. Se você parar para analisar, a cidade de hoje são as vias públicas de 20 anos atrás que precisam de investimentos caros e de certa criatividade. O prefeito ACM Neto já tem uma gama de projetos nessa linha, projetos de intervenções viárias em dez pontos de Salvador que logo serão lançados. E esse é o nosso desafio: melhorar a condição da mobilidade urbana de Salvador”, afirmou.
Entre os projetos de melhoramento de mobilidade urbana está o transporte público, bastante criticado e considerado a "via crucis" dos soteropolitanos que dependem dos ônibus. Sobre a sua mesa já está a licitação do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador (STCO), que já teve o aviso publicado no Diário Oficial do Município.

"A prioridade para qualquer serviço é a população de Salvador. O dono do sistema é a população que pega o bom transporte público. Então, prioridade é a população", garantiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp