Política

Mandela foi uma personalidade maior do século 20, diz Dilma

Divulgação
Presidente discursou durante funeral do líder sul-africano, em Johannesburgo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/12/2013, às 11h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em discurso na cerimônia de homenagem a Nelson Mandela, a presidente Dilma Rousseff disse que o sul-africano foi uma "personalidade maior do século 20". "Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano na história contemporânea, o fim do apartheid na África do Sul", declarou Dilma, em discurso de cerca de dez minutos.

Segundo Dilma, "o combate de Mandela transformou-se em um paradigma não só para esse continente, mas para todos os povos que lutam pela justiça e pela igualdade".

A presidente discursou em português, para uma plateia desinteressada. O sistema de tradução simultânea para o inglês era muito baixo, tornando impossível sua compreensão pelos anéis superiores do estádio FNB, onde se concentrava a maior parte do público. Muitos aproveitaram o horário do almoço para sair de seus assentos e buscar comida.

De acordo com Dilma, o apartheid foi "a forma mais elaborada e cruel da desigualdade social e política de que se tem notícia nos tempos modernos". O líder, para a presidente brasileira, que lutou contra a ditadura militar no Brasil, "inspirou a luta no Brasil e na América do Sul".

Dilma discursou como representante da América do Sul e também na condição de integrante dos Brics, bloco que reúne Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul. Também discursaram representantes dos governos indiano e chinês. Ela chegou nesta madrugada ao país, acompanhada dos ex-presidentes Lula, FHC, José Sarney e Fernando Collor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp