Política

Maria Luiza e Fátima Mendonça não podem disputar prefeitura

Imagem Maria Luiza e Fátima Mendonça não podem disputar prefeitura
Deputada e primeira-dama estão impedidas legalmente de assumirem o controle do Thomé de Souza  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/02/2011, às 14h53   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp


A primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, assumiu publicamente o interesse de ser prefeita da capital baiana. Ela, que é filiada ao PV, disse que adoraria ver a cidade mais bem cuidada.

Agora, surgiram rumores de que a deputada estadual Maria Luiza (PSC), primeira-dama de Salvador, consultou escritórios de advocacia em São Paulo e Brasília com o objetivo de suceder o marido no comando do Palácio Thomé de Souza.

A postura de Fátima Mendonça não foi levada muito a sério, mas a possibilidade de ter Maria Luiza como prefeita, de fato, causou polvorosa nos bastidores da política soteropolitana.

Entretanto, o advogado Ademir Ismerin, um dos maiores eleitoralista da Bahia, garante que, em 2012, nenhuma das duas pode disputar a cadeira hoje ocupada por João Henrique (sem partido).

“A lei 9504 e a Constituição Federal permitem apenas uma reeleição para prefeito e governador. Entretanto, proíbe expressamente que parentes de até 2º grau concorram ao mesmo cargo na eleição subsequente. No caso de Maria Luiza, ela pode até disputar a prefeitura de Xique-Xique ou Lapão, mas, não, Salvador. Já Fátima Mendonça fica impedida de ser vereadora, prefeita ou até mesmo vice em qualquer cidade da Bahia. Isso porque a jurisdição do governador abrange todo estado”.

O Bocão News questionou se a brecha que permitiu Rosinha Matheus substituir o marido, Antony Garotinho, no governo do Rio de Janeiro pode favorecer a primeira-dama de Salvador.

“Neste caso específico, Garotinho renunciou ao primeiro mandato nove meses antes da eleição. A vaga foi assumida pela vice e só depois Rosinha conseguiu ser eleita. Mesmo assim, ela entrou como o segundo mandato do marido. No caso de Maria Luiza, é 100% impossível”, esclareceu Ismerin.

Fotos: Aristeu Chagas e Edson Ruiz/Bocão News e Criação: Luiz Fernando Lima/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp