Política

Continua tudo a mesma a coisa, afirma Graça Foster

Imagem Continua tudo a mesma a coisa, afirma Graça Foster
Numa coletiva marcada pelo tom amistoso, a presidente atual e seu antecessor fecham arestas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/07/2012, às 12h26   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

Para quem esperava ver uma presidente da Petrobras sisuda e predisposta a criticar o seu antecessor, o secretário do Planejamento, José Sergio Grabrielli, a coletiva de pouco mais de 40 minutos foi um “balde de água fria”.

Para começar, Maria da Graça Foster convidou o baiano para sentar ao seu lado e participar do encontro com os jornalistas e aguardou, ansiosa, pela pergunta que serviria para fechar publicamente as arestas provocadas por “interpretações” equivocadas de declarações dadas desde fevereiro quando assumiu o comando da Companhia. 

“Dizer aqui que eu tive sempre um relacionamento harmonioso com Gabrielli, eu não preciso dizer. Porque a Petrobras pode dizer por mim. Nós tivemos sempre muita amizade e cumplicidade. Mesmo nos momentos difíceis”, afirmou a presidente.

O formato da coletiva de imprensa deixou claro que havia ali uma estratégia para colocar “panos quentes” no desconforto que vinha sendo alimentado nos últimos meses. Recentemente a Companhia apresentou um novo plano de negócio para o período de 2012-2016. A expectativa é que este traria a mudanças em relação ao planejamento traçado na gestão de Gabrielli. Contudo, mais uma vez, Graça Foster frutou as expectativas.

“Todos os planos foram mantidos. Não tem corte de refinaria, não tem corte de termoelétrica, não tem projeto novo. A essência da estratégia da companhia é exatamente a mesma. É um plano de US$ 236.5. Nós vamos continuar implementando a mesma política de aprovação de projetos. Exatamente a mesma coisa”.

O secretário baiano também enalteceu a sucessora. “Eu fui procurado pela imprensa diversas vezes e disse que só comentaria quando estivesse ao lado da Graça. Eu concordo com tudo que a Graça disse. Eu queria apenas chamar a atenção para o fato de que ela está chegando em uma Petrobras que é muito maior do a que eu peguei. Então, o estágio dos projetos é distinto. As prioridades não podem ser as mesmas”.

“Eu estou aqui com ele, ele está aqui comigo. Eu convidei o Gabrielli para virmos juntos aqui. Nós somos amigos, parceiros da Petrobras, parceiros de um grande projeto que nós temos vivido desde a primeira gestão do presidente Lula. Com a nossa presidenta Dilma. Somos parte de um grande projeto de revolução nacional a favor do trabalhador , a favor da sociedade brasileira. Nós estamos juntos”, concluiu a presidente.

Foto: Agência Petrobras


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp