Política

Quem tem medo do lixo?

Imagem Quem tem medo do lixo?
Prefeituráveis falam sobre licitação que é considerada a mais cara da história de Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/03/2012, às 09h37   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A reportagem do Bocão News decidiu procurar os principais pré-candidatos à prefeitura de Salvador para saber o que pensam sobre o formato e valores da concessão para limpeza e coleta de lixo da cidade. A iniciativa foi motivada após a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) confirmar a realização de um novo edital que deve ser lançado em pouco tempo. Os detalhes da licitação são mantidos em sigilo. “Como gestor, não posso dar informações privilegiadas a ninguém”, observou o titular da pasta, Marcelo Abreu. Mas, com base nos preços atuais, a reportagem conseguiu antecipar que o processo envolve cifras bilionárias. O Bocão News levou a seguinte questão aos prefeituráveis ACM Neto (DEM), Imbassahy (PSDB), Nelson Pelegrino (PT), Mário Kertész (PMDB), Alice Portugal (PCdoB), Marcos Medrado (PDT), Edvaldo Brito (PTB) e Márcio Marinho (PRB):

“O contrato de concessão do lixo de Salvador está vencido. Hoje, ele é orçado em R$ 23 milhões por mês. A administração municipal prepara um novo edital que deve ter duração de 20 anos com potencial para render a empresa ou consórcio vencedor cerca de R$ 5 bilhões no período. Se couber ao novo prefeito (a) analisar o processo licitatório, o senhor (a) pretende rever algum item, como, por exemplo, reduzir o valor global e prazo de duração? Esteja à vontade para apresentar suas justificativas e propostas para a área”.

O deputado federal Antonio Imbassahy foi o primeiro a se manifestar. Logo de cara, ele classificou como insensata a possibilidade de lançar um edital desta magnitude no final do mandato do atual prefeito. Em seguida, criticou os valores envolvidos. “Acho absolutamente impróprio pensar numa licitação como essa no final de uma gestão. Afinal, pelo que se tem notícia, se trata de um dos maiores processos licitatórios já realizados na história da Bahia. Me arrisco a dizer que as características apresentadas nos conduzem à suspeição”. Para o tucano, o modelo de contrato precisa ser modificado. “A limpeza urbana tem que ser tratada com seriedade e com respeito aos princípios que norteiam a correta aplicação de recursos públicos. Esse tema, sem dúvida, terá destaque em nosso plano de governo”.  


Ao tomar conhecimento do assunto, Mário Kertész ficou tão indignado que fez comentário na rádio Metrópole e publicou nota em seu blog. "Apesar do mandato do prefeito já estar próximo do fim, ele ainda tem tempo para estragar ainda mais a cidade... Ou seja, o prefeito faz uma concorrência, escolhe as empresas no apagar das luzes, e quer deixar como legado que aceitemos a decisão tomada por ele nos próximos 20 anos??? Está achando pouco?? Uma decisão de um gestor incompetente e irresponsável". Clique aqui e ouça!

João Leão, ex-chefe da Casa Civil da prefeitura, se apressou em dizer que o assunto não tem nenhuma ligação com a pasta que ocupou. Mesmo assim, saiu em defesa da administração João Henrique e responsabilizou o Ministério Público (MP-BA) pela urgência empregada na ação. “Não podemos esquecer que se trata de uma concessão. Por isso, a duração de 20 anos. É o mesmo que o governo do estado está fazendo com o metrô. E como o contrato já está vencido, o MP-BA exige que a licitação seja feita com brevidade. Quanto ao preço, eu e nem ninguém pode falar se está caro ou barato, já que não estamos envolvidos e não temos referencial. Mas, claro, que qualquer gestor que for eleito poderá fazer audiência e rever o contrato se verificar algo ilegal”.


O deputado federal ACM Neto (DEM) se recusou a tratar do assunto sob o argumento de que ainda não pode falar como pré-candidato.


Alice Portugal (PcdoB) cutucou a atual gestão, mas também evitou o tema. “Preciso conhecer os pormenores do edital. Seria leviano analisar qualquer documento sem conhecer os detalhes do texto. Entretanto, tudo precisa ser revisto por aqui. Afinal, vivemos numa terra completamente arrasada”.

Os prefeituráveis Pelegrino, Edvaldo Brito, Márcio Marinho e Marcos Medrado não se manifestaram, apesar da insistência da reportagem que manteve contato desde a semana passada.


Leia matéria relacionada:

Sesp prepara licitação bilionária


Fotos e montagem Bocão News
Matéria publicada dia 26 de março às 16h05

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp