Política

Ibama: Uldurico Júnior recua e afirma que vai acatar sugestão de ministro

Publicado em 26/07/2016, às 11h06   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Uldurico Junior (PV) recuou quanto a indicação de Neuvaldo David de Oliveira para a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na Bahia após o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, também do PV, suspender a nomeação de Davi da Caixa, como é conhecido o ex-prefeito de Caravelas. Questionado pela reportagem do Bocão News, Uldurico saiu-se com esta declaração: "ainda não conversei com o ministro (Sarney Filho), mas o que ele sugerir vou acatar."
Mesmo ciente dos crimes ambientais cometidos por Neuvaldo, o deputado tinha assegurado que a indicação era a melhor escolha. “Tenho convicção que ele foi a melhor escolha. Ele sempre foi um grande defensor do meio ambiente e totalmente preparado para assumir o cargo. Tem um histórico na região. Acredito no caráter dele pelo tempo que o conheço”, disse em entrevista recente a este site.
Na ocasião, Uldurico também minimizou as mobilizações por parte da Associação dos Servidores da Carreira de Especialistas em Meio Ambiento (Ascema-BA) e de ambientalistas, para que David não assumisse o cargo. “Essa tempestade em copo de água na verdade é uma insatisfação natural pela alteração do cargo”, afirmou.
Já Sarney Filho parece pensar justamente o oposto. O ministro afirmou que os danos causados ao meio ambiente por Neuvaldo rechaçavam a sua possibilidade de posse.
O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) também era contra a nomeação e chegou a expedir recomendações a Sarney e ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para que tornassem sem efeito a indicação de Neuvaldo. Os procuradores entenderam que havia claro conflito de interesses caso o indicado fosse nomeado. 
David foi responsabilizado por infração ambiental e condenado a pagar multa pela instalação de rede de abastecimento de energia elétrica em área de preservação permanente, infringindo a Lei nº 9.605/98.  Além disso, ele responde a quatro ações por improbidade administrativa, sendo duas movidas pelo MPF e as outras pelo município onde foi gestor.
Matérias relacionadasResponsável por indicação, Uldurico Jr. sai em defesa de presidente do Ibama
Ministro do Meio Ambiente suspende posse de superintendente do Ibama

Matéria originalmente publicada às 20h10 do dia 25 de julho

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp