Política

PF cumpre mandados de prisão da Lava Jato no Rio e Porto Alegre

Publicado em 06/07/2016, às 06h24   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (6) a Operação Pripyat, que tem como principal alvo o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear, que já cumpria prisão domiciliar. 
A ação é um desmembramento da Lava Jato. Estão sendo cumpridos mandados no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Nesta fase foram expedidos pelo menos dez mandados de prisão. 
Othon Luiz Pinheiro da Silva, diretor-presidente da Eletronuclear de 2005 a 2015, foi preso em julho do ano passado em um desmembramento da Lava Jato, que ficou conhecido como Eletrolão, acusado de receber R$ 4,5 milhões em propina. 
Formado na Escola Politécnica da USP com mestrado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), Othon foi um dos nomes mais importantes do programa nuclear brasileiro. 
Fundou o Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para submarinos, foi diretor do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e ganhou 13 medalhas e títulos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp