Política

Michel Temer anuncia medidas para reequilibrar contas públicas

Publicado em 24/05/2016, às 10h47   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O governo interino do vice-presidente Michel Temer (PMDB) anunciou nesta terça-feira (24) um conjunto de medidas de curto, médio e longo prazos para reequilibrar as contas públicas. Entre as ações que serão apresentadas pela equipe econômica no Palácio do Planalto estão a fixação de um teto para os gastos públicos e uma proposta de emenda constitucional (PEC) que desvincula 50% das receitas da União, o que reduz o engessamento do Orçamento e dá mais margem de manobra ao governo para gerir as finanças públicas.

Logo antes de anunciar as medidas, Temer refutou a tese usada por petistas e aliados de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff é golpe. "Quero refutar aqueles que todo instante pretendem dizer que houve ruptura com a Constituição. E isso é algo de quem não lê a Constituição”, apelou. 
Segundo o peemedebista, suas propostas anunciadas não podem ser encaradas como ações milagrosas. “Quero enfatizar que não é em prazo de 12 dias ou dois meses que se vai tirar o Brasil da crise. Enquanto houver pobreza, temos que ter olhos voltados para ela”, disse.
Dentre as propostas, ele ressaltou alguns pontos como a reforma de Previdência Social. “Sobre a Previdência Social, já fizemos a primeira reunião com as centrais sindicais para estabelecer as medidas. Trabalhamos no tema”, frisou.
“Vamos mandar uma PEC que propões redução do gasto público. As despesas do setor público estão em trajetória insustentável. Propomos um limite para o crescimento da despesa do setor público pela inflação do ano anterior. Há um fundo soberano do pré-sal que visava constituir um fundo significativo. Mas hoje o patrimônio é de R$ 2 bilhões, está paralisado. Vamos trazer esses R$ 2 bi para cobrir o rombo público", anunciou.
“Nos preocupamos com a governança dos fundos de pensão e das estatais. Esses projetos, que já estão na Câmara, visa criar critérios rígidos. [...] Essas são as primeiras medidas. Outras estão em estudo e os chamarei novamente para anunciá-las”, ressaltou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp