Política

Líder do PSDB, Imbassahy defende nova eleição para presidente da Câmara

Publicado em 06/05/2016, às 06h41   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com o afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da Presiência da Câmara, o deputado baiano e líder do PSDB na Casa, Antônio Imbassahy, defende que seja feita nova eleição para o cargo. Em nota, PSDB, DEM, PPS e PSB destacaram que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o peemedebista do mandato e do comando do Legislativo é “coerente com a ordem jurídica” e sinaliza que o país “caminha para o reencontro com princípios e valores como a transparência, a Justiça e o combate à impunidade”. 

“Há muito tempo estávamos defendendo o afastamento do presidente Cunha. Desde que houve o surgimento das contas na Suíça que divulgamos uma nota pública nesse sentido. Recentemente, quando se tornou réu no Supremo, reiteramos a posição de que ele deveria ser afastado da Presidência da Casa. Consideramos a decisão como correta e sabemos que ela era esperada pela maioria dos brasileiros”, afirmou Imbassahy.

“Nós da oposição temos a convicção de que é preciso fazer nova eleição a partir desse afastamento que, certamente, vai ultrapassar o fim do mandato dele como presidente. O que não pode é termos um vice-presidente assumindo o cargo sob questionamentos”, apontou, ao se referir ao deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Câmara, envolvido também na operação Lava Jato.

De acordo com a oposição, Maranhão deve declarar a vacância do cargo de presidente e convocar a nova eleição. O regimento da Câmara prevê que isso seja feito em caso de morte, renúncia ou cassação do presidente, mas o fato de o afastamento de Cunha pelo STF não ter tempo determinado possibilita o entendimento de que haja a escolha de um novo nome para ocupar o cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp