Política

Governo corta incentivos fiscais dados a JAC Motors

Publicado em 14/10/2015, às 06h09   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, informou nesta terça-feira (13) que o governo do Estado cortou os incentivos oferecidos à montadora chinesa JAC Motors, que anunciou na semana passada não ter mais interesse em construir, no momento, uma fábrica na Bahia.

“Enquanto não tivermos alguma coisa mais concreta com relação à possibilidade de investimento da fábrica, e você continuar dando benefício fiscal, não é algo prudente agora. Será preciso ter uma nova rodada de negociações”, afirmou Vitório, em entrevista ao Bocão News durante audiência na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A JAC Motors importa atualmente seus carros dentro da cota de 4,8 mil unidades por ano sem IPI majorado. A empresa mantém a importação de veículos através do estado. A montadora, que chegou a alcançar a venda de três mil veículos comercializados no país em 2011, vende hoje, em média, 400 carros por mês. Com vendas reduzidas, a companhia diminuiu a rede de concessionários e aponta três fatores que influenciaram na demora do projeto. Além do impasse na liberação do empréstimo de R$ 120 milhões do governo estadual, via Desenbahia, para o início das obras, houve dificuldades na liberação de licenças ambientais, excesso de chuvas no início da terraplanagem e mudança societária na empresa, tendo os chineses assumido o controle acionário.

“A discussão ainda está aberta, estamos discutindo em governo e vamos conversar com eles [Grupo SHC]. Tem um crédito tributário que pode ser cobrado, caso eles não implantem. Mas, neste primeiro momento, não é sair cobrando, mas chamar para conversar. Vamos ver que tipo de saída vamos construir que seja bom para todo mundo”, revelou Vitório.

Publicada no dia 13 de outubro de 2015, às 13h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp