Política

TCU rejeita as contas da presidente Dilma de 2014

Publicado em 07/10/2015, às 20h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou, por unanimidade, as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014, em sessão na noite desta quarta-feira (7). O relator, ministro Augusto Nardes, fez a leitura das conclusões do relatório recomendando a rejeição das contas. Os demais ministros seguiram o parecer do relator. 

O pleno considerou que a presidente descumpriu, no ano passado, a Constituição e as leis que regem os gastos públicos, o que impede a aprovação da prestação de contas de 2014. Com isso, ainda que não haja nenhum efeito imediato para Dilma, politicamente sua situação se complica. O principal pedido de impeachment em análise hoje no Congresso se ampara justamente nas "pedaladas fiscais", um dos itens reprovados nesta quarta-feira (7). 

No início do julgamento, o advogado-geral da União Luís Inácio Adams fez a defesa do governo. Adams afirmou que a decisão do TCU sobre as contas de Dilma não pode ser usada “artificiosamente” para embasar o processo de cassação de mandato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp