Política

Partidos isolam PMDB de bloco na Câmara Federal

Publicado em 07/10/2015, às 10h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O PMDB enfrenta uma rebelião da base na Câmara Federal, apenas um dia depois da posse dos novos ministros peemedebistas. Partidos que integram atualmente o bloco da maioria, que conta com 149 deputados e é a maior força “governista” na Câmara devem isolar o PMDB e ter uma postura de  “independência” em relação ao governo Dilma Rousseff (PT). 
De acordo com reportagem do jornal O Globo,  dos 5 partidos que integram o bloco ao lado do PMDB, apenas o nanico PEN, com 2 deputados, deve permanecer. Desta forma, o novo bloco passará a ter a maior bancada da Câmara, com os 82 deputados do PP, PTB, PSC e PHS.
O grupo já iniciou conversas para atrair o partido Solidariedade, de Paulinho da Força (SD-SP), com 18 parlamentares.
O bloco do PMDB passará a ser a segunda maior força, mas com a defecção de ao menos 22 parlamentares, que na semana passada assinaram manifesto contrário às negociações com o governo e também estão dialogando com o bloco independente para afinar a postura nas votações da Câmara.
A decisão dois partidos foi tomada devido à insatisfação dos deputados do bloco com a condução da reforma ministerial e também com a atuação governista de Leonardo Picciani (PMDB-RJ) à frente da liderança. A primeira demonstração de força do grupo ocorreu nesta terça-feira, com o esvaziamento da sessão do Congresso destinada à análise dos vetos presidenciais, que caiu por falta de quórum.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp