Política

Semps divulga nomes de universitários que desviaram dinheiro de desabrigados

Publicado em 25/09/2015, às 13h39   Cíntia Kelly (@cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp


Thiago Santos Lima

Um esquema que desviava dinheiro do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) que deveria ter sido destinado a desabrigados das chuvas que atingiram Salvador foi desmantelado pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). Chefiado pelo gestor do Fundo, Thiago Santos Lima, o esquema contou com participação de sete estudantes de medicina e um de fisioterapia. Todos da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Em ofício encaminhado ao Bocão News, a Secretaria de Promoção Social elenca o nome e o valor que cada universitário sacou ao participar do esquema: Diogo Pimentel, Juliana Dias da Silva, Matheus Menezes Maron e Silva, Mike Alex Cardosos de Almeida, Rafael Britto Fernandes, Rodrigo Pimentel Santiago, Ronaldo Correia Fabiano Filho e Thiago da Silva Xavier.

Segundo a delegada de Crimes Econômicos e Contra a Administração, Ana Carina Sampaio Guerra, que preside o inquérito, foram beneficiados com dinheiro mesmo sem morar em áreas de risco. Eles tiveram cadastros aprovados e o pagamento dos benefícios autorizados pelo FMAS.

Os estudantes foram beneficiados com três salários mínimos, que é o teto máximo pago às famílias desabrigadas. Alguns, inclusive, receberam um pouco mais, R$ 3 mil.

Com exceção de Juliana Dias Silva e Matheus Maron, os demais estudantes sacaram $ 13 mil.

Batizada de Operação Chuva, a Polícia Civil cumpriu dez mandados, um de prisão temporária para Thiago Santos Lima, e nove de prisão coercitiva para os universitários. Thiago Santos Lima deve responder pelo crime de peculato.

Em conversa com o Bocão News, o secretário de Promoção Social, Bruno Reis, disse que a denúncia partiu da prefeitura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp