Política

Lídice defende revisão da política de importação das amêndoas de cacau

Publicado em 03/08/2015, às 06h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu a revisão da política de importação facilitada de amêndoas de cacau, chamada de ‘drawback’.

A parlamentar baiana afirmou que a indústria moageira encontra dificuldades em adquirir e estocar o excesso de oferta do produto, o que tem levado a uma queda no preço de venda para os produtores.

Lídice reafirmou, neste domingo (2), que levará a demanda dos produtores ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e que trabalhará pelo reequilíbrio das relações comerciais e por uma política que não prejudique a indústria nacional.

"Esse deságio evidencia o temível excesso de oferta, com novos custos de logística que passam a afetar a competitividade do produto nacional, com filas de caminhões parados na porta das moageiras", disse.

A senadora lembrou que a política de importação foi adotada para garantir a oferta durante uma epidemia da praga da vassoura-de-bruxa, que afetou a produção nacional de cacau. Hoje, no entanto, o cenário mudou, e as importações têm saturado o mercado. Lídice é autora do Projeto de Lei do Senado que prevê o estabelecimento de um percentual mínimo de 35% de cacau em todo o chocolate produzido e comercializado no Brasil.Lídice defende revisão  da política de importação das amêndoas de cacau.

Publicada no dia 2 de agosto de 2015, às 13h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp