Política

Lançamento da Biblioteca 2 de Julho homenageia Consuelo Pondé

Publicado em 03/07/2015, às 07h03   Eliezer Santos (Twitter: @eliezer_sj)


FacebookTwitterWhatsApp

As celebrações da Independência do Brasil na Bahia encerraram nesta quinta-feira (2) com uma homenagem à historiadora e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB), Consuelo Pondé de Sena, que dará nome à Biblioteca Virtual Dois de Julho. Consuelo morreu no dia 14 de maio vítima de pneumonia.
Durante uma cerimônia no Palácio Rio Branco, o governador Rui Costa (PT) destacou o perfil da estudiosa. “Uma guerreira, pessoa de presença marcante de valorização da nossa história, da nossa cultura, das nossas raízes. Pessoas como ela têm que ser destacadas, lembradas. Seu comportamento, sua dedicação para manter vivo o patrimônio histórico cultural o nosso Estado. O povo da Bahia e seus familiares amenizam hoje a tristeza da ausência com o reconhecimento ao seu trabalho, à sua dedicação”. 
Segundo Jorge Portugal, secretário de Cultura do Estado, “ninguém melhor do que Consuelo encarnou esse espírito do 2 Julho”. Portugal disse também que a homenagem marca um novo comportamento de “atenção às grandes figuras que deram contribuição à cultura do Estado”.
O encontro reuniu familiares, representantes de entidades religiosas, musicais e culturais da Bahia.
Publicada no dia 2 de julho de 2015, às 19h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp