Política

Rui se reúne a portas fechadas com donos da Friboi

Publicado em 02/07/2015, às 06h02   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Conversa com Executivos da JBS foi mais tranquila na Governadoria

A ameaça de uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e o ultimato dado pelo governador Rui Costa (PT) ao grupo JBS, dono da marca Friboi, fizeram com que representantes da empresa desembarcassem em Salvador nesta terça-feira (1º) para um encontro, a portas fechadas, com o chefe do Executivo baiano.

O conteúdo das negociações não foi divulgado pelo governo da Bahia, mas pauta estaria o fechamento da unidade em Amargosa, anunciada pela empresa e que terá como consequência a demissão de 230 funcionários.

Na semana passada, o governador desembarcou em Amargosa para entregar casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, mas foi recebido com protestos dos funcionários da JBS que, segundo o próprio governador, tinham recebido a informação do encerramento das atividades da JBS um dia antes da sua chegada ao município do Recôncavo baiano. Pressionado, Rui Costa, em um discurso efusivo, informou que a JBS não agiu de forma correta.

“Vou ser muito claro. Teve um empresário que me procurou querendo trazer boi de outro estado para abater aqui na Bahia, para destruir quem cria boi na Bahia. E aí o desemprego não será de 200, mas de 10 mil, 20 mil, 50 mil pessoas, destruindo a cultura da criação de gado”, denunciou.

Rui chegou a afirmar que se a JBS não tivesse mais interesse em manter o frigorífico em funcionamento em Amargosa, o Estado determinaria a desapropriação da área. “Respeito os empresários, mas temos que exigir respeito deles para com a comunidade, e com o governo municipal e estadual. Esse comportamento não é um comportamento de gente séria. Esperar a visita do governado para, no dia anterior, tentar chantagear as famílias que trabalham lá, para jogar essas famílias contra o governador no dia da sua visita”, protestou, e decretou: “não estou garantindo que vou dar eventualmente o que eles estão pedindo, porque tem empresário que não gosta de pagar imposto nenhum”.

Notícia relacionada:

Deputados podem abrir CPI para investigar fechamento da Friboi em Amargosa

Nota originalmente postada dia 1º

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp