Política

CNI-Ibope: Reprovação do governo Dilma chega a 64%

Publicado em 01/07/2015, às 10h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) inicia seu primeiro ano do segundo mandato com o pior índice de popularidade de seu governo.

O levantamento mostra que o número de pessoas que aprovam a maneira de governar da presidente petista caiu de 52% para 19% entre dezembro de 2014 e março de 2015. O percentual da população que considera o governo ótimo ou bom diminuiu de 40% para 12% no período. E apenas 14% da população acreditam que o restante do segundo governo será ótimo ou bom.

O levantamento foi feito entre os dias 21 e 25 de março com 2.002 pessoas em 142 municípios.

Para 76% dos entrevistados, o segundo mandato da líder nacional está sendo pior que o primeiro. A queda da popularidade ocorreu tanto entre os que declararam ter votado em Aécio Neves no segundo turno, quanto os que dizem ter votado em Dilma. Entre os que votaram na presidente, o percentual de aprovação de sua maneira de governar caiu de 80% em dezembro para 34% em março. Entre os que votaram em Aécio, caiu de 16% para 3% no período.

"A queda é mais forte entre os que votaram na presidente. Percebemos um descontentamento das pessoas em razão do agravamento da crise econômica e das medidas de ajuste fiscal que foram tomadas para contê-la. Agora as pessoas estão sentindo mais a questão econômica", afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. Ele afirma que a economia pode influenciar também as próximas avaliações. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp