Política

Lídice e Pinheiro votarão a favor da mudança do fator previdenciário

Publicado em 15/05/2015, às 08h29   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores baianos Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) já se posicionaram favoráveis à aprovação da emenda aprovada que cria a chamada fórmula 85/95, uma alternativa ao fator previdenciário para os trabalhadores que cumprirem os requisitos da nova regra.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), a emenda ao texto da MP 664, que restringe o acesso à pensão por morte e antes de ir para a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), a proposta será analisada pelo Senado.

O senador Otto Alencar (PSD) ainda não se posicionou sobre a mudança no cálculo que passa a somar a idade ao tempo de contribuição até chegar a 85, para mulheres, e 95, para homens. Se o trabalhador decidir se aposentar antes, a emenda estabelece que a aposentadoria continua sendo reduzida por meio do fator previdenciário. Durante a campanha eleitoral, no ano passado, Otto afirmou apoio irrestrito pelo fim do fator previdenciário.

De acordo com informações da coluna Satélite, do Correio 24 Horas, Lídice informou que dificilmente o Senado rejeitará a emenda. A senadora afirmou que será a grande adesão de senadores da base aliada e da oposição para aprovação da emenda.

A Câmara ainda precisa concluir a votação das demais sugestões de alteração da medida provisória. Após a aprovação da redação final, o texto seguirá para o Senado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp