Política

Rui Costa enfrenta "crise branca" na Assembleia Legislativa

Publicado em 02/05/2015, às 07h36   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Os encontros do governador Rui Costa (PT) com os deputados que integram sua base de sustentação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) parecem que de nada adiantaram. Na classe política, promessas não surtem efeito.

De acordo com informações da coluna Tempo Presente, do Jornal A Tarde, um parlamentar governista apontou que Rui Costa estaria a cometer falhas na articulação com os aliados e uma espécie de “crise branca” está instalada no parlamento. A movimentação dos parlamentares, sendentos por cargos públicos, ainda não causou sangria no governo do petista, mas poderá render consequências futuras à gestão.

A “falha” apontada é a mesma de todos os governos recém-iniciados: a maneira como o chefe do Executivo está a “lotear” a máquina pública estadual. Ainda conforme o diário baiano, lideram a revolta o PSD e o PDT.  O PSD é a segunda maior bancada da Casa com oito deputados. Já o PDT tem quatro deputados e a presidência do Legislativo, com Marcelo Nilo (PDT).

Em entrevista ao Bocão News, o líder do governo na Alba, deputado Zé Neto confirmou que existe problemas pontuais, mas as negociações estão “andando”.

Está andando, agora, uma coisa pontual sempre vai ter, nunca deixou de ter, e isso é da política. A grosso modo está todo mundo bem situado. Os partidos estão bem situados. Se você me perguntar se existem algumas coisas para ser resolvidas, existem”, disse o petista.  

O governador deu início ao seu mandato em uma posição mais confortável do que seu antecessor e padrinho político, o ex-governador e ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT). Das 63 cadeiras do parlamento baiano, apenas 16 deputados integram a bancada oposicionista na Casa de Leis da Bahia.
Notícias relacionadas:
Com medo da 1ª derrota na Alba, Rui apara arestas com aliados
Publicada no dia 1º de maio de 2015, às 11h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp