Política

Associação ligada a Luiz Argôlo captou R$ 2 mi para São João da Bahia

Publicado em 27/04/2015, às 06h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Tudo tende a piorar em torno do ex-deputado federal Luiz Argolo (SD), investigado na Operação Lava Jato e preso no início de abril. Agora, matéria da Folha de S. Paulo informa que uma entidade ligada ao baiano conseguiu captar R$ 2,1 milhões de estatais e empresas privadas via Lei Rouanet para promover festas juninas no interior da Bahia.

A matéria da Folha aponta que o batizado de "Transbaião", o projeto aprovado no Ministério da Cultura em 2012 e 2013 envolvia viagens num trem "cultural" para 54 convidados do ex-deputado embalado por bandas de forró. A denúncia também apontar que o político promoveu shows com distribuição de gratuita de ingressos, cirurgias e consultas médicas nas cidades onde o veículo passou, na maioria delas redutos eleitorais do ex-deputado, incluindo sua terra natal. O patrocínio dá direito às empresas parceiras a abater até 100% do valor doado no Imposto de Renda. As contas do Transbaião de 2013 ainda estão sob análise.

A responsável pelo projeto é a Associação dos Criadores da Região de Entre Rios, cuja sede fica na fazenda Rancho Alegre, da família de Argôlo.

Os patrocinadores do projeto também estão ligados a personagens da Operação Lava Jato como a Arbor Assessoria Contábil, empresa de propriedade de Meire Poza, contadora do doleiro Alberto Youssef que desde o ano passado colabora com as investigações da Lava Jato.

Ao periódico paulista, Meire disse estar "boquiaberta" e "indignada" por saber que sua empresa consta como doadora de recursos do Transbaião. Ainda alega que sua empresa é de pequeno porte e não tem recursos para apoiar projetos culturais.

Também patrocinaram o Transbaião via Lei Rouanet as estatais Chesf, Caixa Econômica Federal e as empresas privadas Vale, M. Dias Branco e Grupo Petrópolis. Petrobras, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e governo da Bahia injetaram dinheiro diretamente no projeto, sem as contrapartidas fiscais via Lei Rouanet.

Publicada no dia 26 de abril de 2015, às 10h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp