Política

Com fusão DEM-PTB, Alba pode ganhar um neopetebista e Câmara pode perder três

Publicado em 22/04/2015, às 10h43   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Carlos Geílson pode ir para 'novo' PTB e Antônio Brito deve deixar partido

Com o martelo preste a ser batido para a fusão entre DEM e PTB, caciques dos dois partidos ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo estimam que, na Câmara Federal, a bancada da nova sigla reduza de 49 para 46 deputados. Nas eleições do ano passado, DEM elegeu 21 parlamentares e o PTB 28 deputados. Só da Bahia foram eleitos quatro deputados democratas.

Dentre as baixas da bancada federal previstas está a do deputado baiano Antonio Brito (PTB). Atualmente aliado dos governos petistas baiano e federal, Brito não teria outra escolha a não ser abandonar o navio. Representante em Brasília do setor filantrópico, o deputado não poderia passar a fazer oposição aos responsáveis pelos repasses de verbas às entidades que administram hospitais.


Benito Gama apoiou Rui Costa, mas articula fusão com ACM Neto

O segundo petebista eleito para a Câmara, Benito Gama, que apoiou a eleição de Rui Costa, deve retornar às origens e permanecer na nova legenda. Na Bahia, o político é o principal articulador da proposta junto com o neto do seu ex-líder político e hoje prefeito de Salvador.

Já os democratas eleitos para a Câmara – Paulo Azi, José Carlos Aleluia, Claudio Cajado, Elmar Nascimento – seguirão a proposta colocada na mesa pelo seu líder no estado, ACM Neto.


Deputados federais baianos do DEM seguem proposta defendida pelo líder

A coluna Painel da Folha informa também que, oficializado a fusão, a atual presidente do PTB, a deputada Cristiane Brasil, permanece no comando nacional da sigla. Pelo acordo, a legenda continua PTB, mas adotará o número 25, do Democratas. Já o atual presidente do DEM, José Agripino Maia, passará a presidir a Fundação Tancredo Neves.

Na Bahia, ainda não há informação de quem poderá comandar o partido, hoje sob o comando do prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas Júnior. Ao Bocão News, o dirigente estadual informou que “mesmo que aconteça a fusão, continuarei ao lado daquele o qual eu lutei e participei efetivamente da campanha [o governador Rui Costa]”. 

Assembleia Legislativa da Bahia

Nas eleições de 2014, o PTB não conseguiu uma única cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O candidato melhor colocado do partido, que integrou a chapa governista, conseguiu míseros 15 mil votos e se tornou suplente atrás de um batalhão de postulantes que também se tornaram suplentes. Já o DEM abocanhou seis cadeiras. Com a fusão, todos os seis deputados estaduais – Fabio Souto, Sandro Regis, Tom Araújo, Targino Machado, Pablo Barrozo e Luciano Ribeiro – não deverão migrar para outro partido e também seguirão o líder democrata. Além disso, a nova bancada na Alba deve ganhar mais uma cadeira. O deputado Carlos Geílson, que deixou o PTN recentemente e ainda não anunciou a nova legenda, poderá ir para o "PTB 25". Com isso, os democratas baianos somariam sete no Legislativo, posição considerada confortável, o que deve garantir a direção estadual, que será regida sob a batuta do prefeito ACM Neto.

Nota originalmente postada dia 21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp