Política

Insegurança: Salvador registra média de 4 assaltos a ônibus por dia

Publicado em 22/04/2015, às 10h46   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com o anúncio feito pelo prefeito ACM Neto (DEM) de que os ônibus em Salvador passariam a rodar 24 horas por dia, a preocupação dos usuários e rodoviários é com a garantia da segurança. E não é para menos. O clima é de insegurança para quem utiliza o transporte público na capital baiana.

Para se ter uma ideia do problema que a população soteropolitana enfrenta diariamente na terceira maior cidade do país, 140 ônibus já foram assaltados só este ano. Conforme dados da Secretaria Esradual da Segurança Pública (SSP-BA) já foram registrados 562 roubos, uma média de quatro assaltos por dia.

O levantamento mostra ainda que as localidades onde ocorrem assaltos a ônibus são com mais frequência em nas Avenidas Bonocô, Paralela e Suburbana. Em 2014, as regiões onde mais ocorreram assaltos a ônibus foram Tancredo Neves (274), Brotas (157) e Itapuã (142).

Reportagem da TV Bahia mostrou nesta segunda-feira (20) que muitos coletivos possuem câmeras de segurança espalhadas mas, apesar disso, os equioamentos não garantem a segurança dos passageiros. 

De acordo com informações da delegacia especializada a roubos em coletivos, 80% das imagens pedidas pela polícia de assaltantes em ação não são entregues pelas empresas de transporte. Do material que chega à delegacia, metade é de má qualidade e não ajuda a identificar os suspeitos.

"A nossa perplexidade é porque que essas câmeras, essa tecnologia não é usada para detectar essa violência urbana. A gente faz um apelo aqui, que a mesma tecnologia de smartphones, por que que não adota também na segurança pública? A segurança pública para nós é fundamental, não só para os trabalhadores, mas também para os passageiros", disse o diretor do sindicato dos rodoviários, Daniel Mota.

De acordo com Edemilson Francisco, capitão da Polícia Militar e subcomandante da Operação Gêmeos, a polícia observou que, na maior parte dos casos, os suspeitos de roubar ônibus moram na mesma região onde praticaram o assalto.

"A PM procura identificar os indivíduos que praticam o roubo em coletivos. Dispomos de informações detalhadas sobre os pontos onde acontece os roubos de coletivo em Salvador. Na maioria das vezes a gente tem percebido que os elementos que roubam ônibus são da própria área onde mora", explica.

Notícias relacionadas:

Buzus passarão a circular 24 horas em Salvador, anuncia prefeito

Notícia de buzu 24h em Salvador preocupa internautas por conta da violência

Anúncio de Buzu 24 horas repercutiu nas redes sociais - Facebook Bocão News

Nota originalmente postada dia 21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp