Política

Lava Jato: PT teme que punição casse ou 'inviabilize' seu registro

Publicado em 21/04/2015, às 06h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A cúpula do PT teme que as ações dos investigadores da Operação Lava Jato acabem por "inviabilizar'' o funcionamento do partido e até por levar à cassação do registro da legenda.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo mostra que antes mesmo da prisão do tesoureiro do partido João Vaccari Neto, na última quarta-feira (15), dirigentes afirmaram reservadamente terem sido informados por pessoas que acompanham os desdobramentos da operação de que a legenda deve sofrer sanções financeiras para ressarcir os cofres públicos pela corrupção no esquema da Petrobras.

Desde então, O PT se preparam, nas palavras de um grão-petista, para uma multa de ''valores astronômicos'' a ser estipulada pelas instâncias judiciais.

Petistas esperam uma multa correspondente ao valor que Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, revelou em delação premiada serem propinas pagas ao PT e ao próprio João Vaccari. Ele estimou que o PT tenha recebido entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões entre 2003 e 2013 de propina retirada dos 90 maiores contratos da Petrobras.

O Ministério Público Federal (MPF) já sinalizou que pedirá punições aos partidos políticos envolvidas na Lava Jato, mas não detalhou quais serão. Até agora, os pedidos de punição se restringem a políticos e dirigentes partidários. Para petistas ouvidos, a multa "destruirá'' o partido porque a fonte de arrecadação para pagá-la ''secou''.

As empreiteiras são o principal alvo da Lava Jato e parte delas enfrenta problemas de caixa. O Diretório Nacional do PT divulgou uma resolução política em que suspende o recebimento de doações de empresas privadas.

Publicada no dia 20 de abril de 2015, às 12h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp