Política

MPF afirma que provas são suficientes para manter tesoureiro do PT preso

Publicado em 20/04/2015, às 06h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Ex-tesoureiro do PT teve a prisão preventiva decretada na 12ª fase da Operação Lava-Jato

O Ministério Público Federal (MPF) está confiante na condenação do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto por corrupção e lavagem de dinheiro. Já existem provas documentais e indícios suficientes para mantê-lo na prisão. A avaliação é do procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, chefe da força-tarefa de nove integrantes do MPF na Operação Lava-Jato.

De acordo com reportagem do jornal Correio Braziliense, Lima refuta a tese de que as acusações contra o ex-chefe do caixa do PT se baseiam apenas na palavra de criminosos. Após acordo para reduzirem suas penas, cinco delatores disseram que Vaccari sabia que o dinheiro recebido como doação eleitoral oficial vinha de esquemas de corrupção na Petrobras: os executivos Eduardo Leite, da Camargo Corrêa; Augusto Mendonça, da Setal; o ex-gerente da estatal Pedro Barusco; o ex-diretor da petroleira Paulo Roberto Costa; e o doleiro Alberto Youssef. “Temos cinco colaboradores independentes e que não participam das mesmas relações e mesmos esquemas”, disse Lima, na semana passada, quando a Polícia Federal prendeu Vaccari e o colocou na carceragem ao lado de acusados do núcleo político do caso: os ex-deputados André Vargas, Luiz Argôlo e Pedro Corrêa.

Augusto Mendonça disse que o então tesoureiro ordenou que fossem feitos pagamentos à gráfica Atitude, ligada ao PT e à CUT, que foi multada por fazer campanha para Dilma em 2010 e que prestou serviços à Presidência da República. O Ministério Público também tem os comprovantes das doações eleitorais da Setal e da Camargo Corrêa para o partido. “A soma de diversos indícios — não de provas — é suficiente para condenar”, disse o procurador. Ele destacou que existem mais documentos dos repasses do dinheiro e da formação de um cartel na Petrobras. “Você tem que olhar a pintura como um todo”, afirmou Lima. “É como uma pintura impressionista. Se você olhar de perto, vê um borrão. Se olhar de longe, vê uma paisagem.”

Os procuradores da Lava-Jato estudam medidas para obrigar os partidos políticos a devolver em o dinheiro que receberam como doações eleitorais, mas que vieram de desvios de verbas da Petrobras. Estão nesse caso também o PMDB e o PP. A construção dessa tese é analisada dentro e fora do Ministério Público. Fontes do caso ouvidas pelo Correio na semana passada sustentam que, se os partidos não souberem da origem ilícita dos recursos, podem se livrar de um processo criminal, mas não da devolução dos valores.

Publicada no dia 19 de abril de 2015, às 14h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp